Eu já contei em alguns textos que produzi que passei os primeiros quatro anos da Cabrun! (que tem quase nove!) mais explicando sobre produção de conteúdo para marcas do que efetivamente trabalhando. Pelo que sinto do andar da carruagem, minha missão em relação a ensinar marcas a estruturar suas narrativas para um melhor relacionamento com os seus públicos e cumprimento dos seus objetivos de negócio estava só começando. Já vislumbro o novo desafio: explicar o UX Writing, por que é importante prestar atenção nisso e por que apostar na técnica pode ser um divisor de águas para quem quer se dar bem com quem tem um negócio no meio digital.
O que é, afinal, o UX Writing? UX é um termo já bastante conhecido, pois é a sigla em inglês para user experience, ou seja, experiência do usuário. Dessa forma, o UX Writing é a escrita que conduz a experiência do usuário nos pontos de interação com o seu negócio no ambiente digital, seja no seu aplicativo, no seu site, no seu e-commerce, no seu chatbot.
Embora muita empresa já preste atenção a outros aspectos importantes para o sucesso dessa experiência como um todo, como arquitetura da informação, UX Design, e design de interface, o texto, tão importante para que o usuário conclua suas atividades com sucesso (seja preencher um formulário, esclarecer uma dúvida no chatbot, concluir uma compra ou acompanhar o status dela), é absurdamente negligenciado.
Entendendo que essa é uma demanda que deve pipoca aqui nos próximos tempos porque o UX Writing deve andar de mãos dadas com uma estratégia de conteúdos bem elaborada, temos estudado bastante o assunto e, como era de se imaginar, plantar as sementinhas sobre a relevância desse tema no mercado.
Com base nos nossos estudos, levantamos 4 pontos de UX Writing que, se levados em consideração, podem ser um divisor de águas para o sucesso do seu empreendimento digital, seja ele qual for.
Na verdade, um manual de tom de voz da marca é importante para as atividades de branding como um todo. No UX Writing, esse documento é extremamente importante porque auxiliará o ux writer na escolha de todas as palavras. Pode fazer muita diferença, dependendo do contexto, usar “sacola”, em vez de “carrinho”, no botão de compra.
A plataforma de disparo de e-mail marketing MailChimp tem um dos manuais de marca mais interessantes do mercado, oferecendo uma experiência única ao usuário. Veja como a frase “Escolher um plano”, após uma curta, mas perfeita apresentação da proposta da plataforma (ajudar pequenas empresas a fazerem grandes coisas), é bem instrutiva para conduzir o usuário à página de preços a partir da qual é feita a conversão do prospect em cliente.
Não subestime a boa descrição de todos os produtos no seu site, elas são uma espécie de pitch para que você convença o consumidor a colocá-lo no carrinho. Para saber mais, leia esse texto sobre as melhores práticas para descrição de produtos no e-commerce, em que destaco os cases da Sallve e da Everlane, duas empresas que mandam superbem nesse aspecto.
No jargão de UX Writing, aqueles textos em letrinhas miúdas que geralmente são usados para auxiliar o preenchimento de formulários, criação de conta ou aviso de erro, por exemplo, são chamados de microcopy. E eles são fundamentais no contexto digital para ajudar o usuário a concluir rapidamente e com êxito os seus objetivos de navegação pelos conteúdos da sua empresa. Veja que bacana esse exemplo do ebay sobre redefinição de senhas, com exemplo claro do que é recomendado e direcionamento para um texto mais elaborado sobre senhas seguras.
O pós-venda também faz parte da experiência do usuário com a sua empresa, embora grande parte das empresas negligencie esse ponto. Esse exemplo abaixo é uma mensagem enviada pelo Magazine Luiza após entrega de uma compra. É genial a abordagem e mostra muita atenção com a satisfação do consumidor em todo o processo.
Entendeu por que você precisa pensar em UX Writing se tem negócio online, seja uma loja ou um curso? UX Writing é uma estratégia de conteúdo consistente criam conexões mais naturais e perenes com o usuário e podem ser um grande diferencial da sua empresa.
Vamos desenrolar sua história?
O conteúdo é uma eficiente ferramenta de comunicação e elemento estratégico para o negócio das empresas que atendemos.
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2 Comentários
Excelente conteúdo. Obrigado por compartilhar.
Quanto aos anos que investirá “evangelizando” usuarios nas práticas de UX writting, arriscaria dizer que valerão a pena, empecialmente para empresas como a Cabrun que praticam estratégias de diferenciação.
Oi, Roger. Que bom que gostou do post! Bom, tem uma jornada pela frente, mas concordo com você que tende a ser promissora.