Sendo bem sincera e acompanhando de perto as movimentações na área de marketing de conteúdo há mais de dez anos (sim, antes de fundar a Cabrun!, eu já estudava bastante sobre o assunto), nunca fui muito seduzida pelo frisson das tendências. Eu sempre acho que quando se trata de narrativas de marca, o trabalho realizado com embasamento, pertinência, frequência e consistência e endereçado ao público certo é, por si só, capaz de encontrar os melhores caminhos para fluir.
Isso não significa, no entanto, que podemos baixar a guarda e não observar o que acontece, fazer os benchmarkings e propor novas soluções. Estar um passo à frente da concorrência em termos de marketing de conteúdo já é uma condição de vantagem competitiva para muitas empresas. Então, vamos a algumas tendências em marketing de conteúdo para 2023.
Isso já acontece, na verdade. Muitas empresas já enxergam a necessidade de informar o quanto estão alinhadas ao conceito ESG (sigla em inglês para environmental, social e governance). O conteúdo é um dos melhores caminhos para tratar do tema com clareza, objetividade e transparência.
A produção de conteúdo audiovisual é uma realidade para qualquer marca. Não precisa ser nada megaelaborado, profissional, com direção de arte perfeita. Dá para explorar a produção mais autêntica e equipamentos mais banais, especialmente se houver alguém com muito conhecimento do negócio responsável por conduzir as narrativas de marca nos stories, por exemplo.
Estimular o conteúdo gerado por usuário (também conhecido pela sigla USG, de user generated content) é outra possibilidade.
O podcast tem mostrado que não é uma moda passageira. Veio para ficar e registra crescimento exponencial nos últimos anos. De acordo com a Statista, empresa alemã especializada em dados de mercado e consumidores, o número total global de ouvintes de podcast é, em 2022, da ordem de 424 milhões. Até 2024, essa base deve chegar a 505 milhões.
Os publishers já se jogaram nessa possibilidade. As marcas ainda estão um pouco tímidas, mas há muito espaço para o surgimento de propostas autênticas e bacanas capazes de estabelecer conexões legítimas com a audiência.
Especialmente com a pandemia e o legado do modelo híbrido de trabalho ou home office, a necessidade de criar projetos editoriais com pegada de conteúdo (e não meramente institucional) para o público interno ganhou força e deve continuar se fortalecendo nos próximos tempos.
Você concorda que essa são as principais tendências para o marketing de conteúdo para 2023? Apontaria outras? Se precisar de auxílio com a elaboração de planos e estratégias para aprimorar ou iniciar sua produção de conteúdo no próximo ano, conte com a equipe da Cabrun!
Vamos desenrolar sua história?
O conteúdo é uma eficiente ferramenta de comunicação e elemento estratégico para o negócio das empresas que atendemos.
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