A produção de conteúdos tem sido cada vez mais estratégica para as empresas. Mais do que um componente do mix de comunicação, é importante para os resultados do negócio como um todo.
O primeiro passo para a produção de conteúdos no modelo de trabalho da Cabrun! é o diagnóstico de comunicação da empresa interessada em nossos serviços. Essa etapa é uma conversa cuidadosa para compreendermos bem o modelo de negócio da empresa e entendermos a percepção que vem dos sócios e/ou das equipes de comunicação sobre o propósito, posicionamento, concorrência e públicos com os quais a empresa se relaciona ou quer se relacionar.
Aqui focamos bastante na origem da empresa. Quais são os problemas do mundo que ela se propõe a resolver? Essa é uma questão fundamental para elaborarmos as diretrizes de conteúdo. Também precisamos saber quais são as outras iniciativas atuais e anteriores de comunicação da empresa, no que elas foram bem-sucedidas, no que elas falharam e em que pontos elas poderiam ser lapidadas e complementadas com o nosso trabalho.
Após o diagnóstico de comunicação, a Cabrun! conduz o que internamente chamamos de atividades de acesso ao universo da marca. Elas são fundamentais para que possamos compreender melhor a proposta de valor da empresa, o perfil dos públicos e os diferenciais da marca que serão as diretrizes da estratégia de comunicação. Esse processo tem se mostrado um caminho eficiente para levantar informações fundamentais junto aos sócios da empresa e/ou das equipes de comunicação, marketing e vendas. Tais informações são a base para a criação do projeto editorial e fundamentais para garantir a coerência na produção de conteúdos, a essência da empresa e os resultados desejados.
As atividades são selecionadas de acordo com o perfil do cliente e, em sua maioria, são inspiradas nas propostas de design thinking. Entre as principais atividades que realizamos, estão Persona, Mapa do Ciclo de Vida dos Usuários, Jogo de Arquétipos e Netnografia.
Quando uma marca deseja explorar o universo de produção de conteúdos, uma das premissas é que ela atue como um publisher, ou seja, tenha um projeto editorial com princípios, orientações de linguagem, linhas de conteúdos a serem desenvolvidas, formatos, canais a serem utilizados e frequência.
Vídeos? Textos longos? Textos curtos? Que estilo de imagem? Gifs? Site? Blog? Canal no YouTube? Perfil no Instagram? Produção de materiais impressos? E-mail marketing? Alguma ação offline? Atualizações diárias? Uma vez por semana? Usar os recursos nativos das plataformas ou contratar uma ferramenta específica para facilitar e potencializar o trabalho? Vamos impulsionar conteúdos? Que verba deve ser reservada? O projeto editorial criado pela Cabrun! define junto com o cliente todas essas questões.
A etapa de Diagnóstico e as Atividades de Acesso propostas pela Cabrun! auxiliam na criação de projetos editoriais autênticos e criativos, envolventes para as audiências a que se destinam, além de alinhados ao orçamento disponibilizado pela empresa para esses fins e à estratégia de negócios. Conheça mais sobre o processo de Planejamento de projetos editoriais.
A produção de conteúdo para redes sociais é uma das atividades mais demandadas pelos clientes da Cabrun!. O avanço das possibilidades no ambiente digital não só democratizou a comunicação, mas também estreitou a relação entre as empresas e os clientes, exigindo um novo mindset: mais do que pensar no que falar, as empresas foram obrigadas a fazer um grande exercício de ouvir.
O fato é que esse novo cenário é marcado por um grande empoderamento das pessoas. As empresas que querem entrar nessa conversa (e isso será cada vez mais vital para os negócios) precisam aprender a identificar os assuntos em suas áreas de atuação que realmente importam para as pessoas, pensar em maneiras criativas e eficientes de apresentá-los e preparar-se para lidar com as impressões reais dos consumidores sobre seus produtos e serviços. Sabemos que pessoas confiam em pessoas e uma má impressão registrada no ambiente online pode significar a ruína de um negócio, da mesma forma que um elogio verdadeiro pode levar a empresa a novos patamares.
Um site institucional claro e bem estruturado é fundamental para qualquer negócio por vários motivos. Primeiro porque as pessoas fazem buscas online por produtos e serviços o tempo todo e é preciso estar preparado para aparecer nessas buscas organicamente, se possível. Em segundo, as redes sociais são ambientes incríveis para se aproximar das personas desejadas, mas a relação nas redes é marcada pela efemeridade.
Quando precisam encontrar informações completas e consolidadas sobre uma empresa, as pessoas buscam o site. Em algum momento no passado, algumas marcas decidiram abolir seus sites institucionais e substituí-los pelas fanpages no Facebook. Não se trata de uma estratégia inteligente, e logo isso foi percebido. Costumamos brincar por aqui com nossos clientes que o site é a casa própria enquanto estar nas redes sociais é morar de favor e estar sempre à deriva dos administradores da plataforma. Veja alguns trabalhos da Cabrun! em desenvolvimento de conteúdo para site, seja um site do zero ou a reformulação de uma página.
É importante produzir conteúdo para blog? Para a maioria dos negócios é, sim. Algumas justificativas são exatamente as mesmas de se ter um site bem estruturado: posiciona o site para busca orgânica, pois a atualização é um aspecto importante para o rankeamento; reúne o conteúdo de interesse do público em um só lugar e ajuda a marca a construir autoridade no assunto, além de ser a oportunidade de mostrar a conexão com assuntos da atualidade, mantendo uma relação mais viva e dinâmica com as personas.
Na Cabrun!, quando trabalhamos em projetos de conteúdo para blog, consideramos esses aspectos. Usamos as etapas de diagnóstico e atividades de acesso ao universo da marca para levantar temas que podemos abordar, qual será a frequência e desenvolver fluxos de produção e aprovação. Muitas vezes, aproveitamos o conhecimento das equipes internas dos nossos clientes e o conhecimento profundo que elas têm nos assuntos que queremos abordar e as utilizamos como fonte ou editamos materiais produzidos por elas para aproximar o conteúdo da linguagem do público leigo interessado no assunto.
Pode parecer uma ferramenta de marketing old school com o avanço das redes sociais, mas o fato é que a produção de conteúdo para e-mail marketing é uma demanda cada vez mais intensa das empresas e tem se mostrado um instrumento eficiente para conversão de vendas. Isso porque, com uma base de e-mail correta, composta por pessoas que de fato cederam seus contatos de alguma maneira para esse fim e mesmo com a possibilidade de opt out decidem permanecer na lista, o grau de interesse nas comunicações vindas da marca é legítimo e, com estratégias bem definidas e executadas, a propensão à conversão é grande.
O conteúdo de cada peça de e-mail marketing na Cabrun! é pensado com cuidado, tendo em vista os inúmeros requisitos para a construção de textos (tamanho do assunto, tamanho do preheader, tamanho do título e proporção de texto e imagem na peça). Focamos na clara transmissão das mensagens e no equilíbrio com o conteúdo visual.
A Cabrun! é uma agência de conteúdos e não uma agência digital. A produção de conteúdos é o nosso foco e entendemos dos caminhos de distribuição, que não necessariamente passam pelo digital. Por isso, dominamos também a produção de conteúdo impresso e temos as competências necessárias para incluí-lo nas estratégias dos nossos clientes.
Revistas, boletins, livros, cartilhas, gibis, folders, flyers e folheteria para feiras de negócio, de modo geral, estão entre as necessidades de produção dos nossos clientes. Confira alguns trabalhos da Cabrun! na produção de conteúdo impresso.
Embora o conteúdo seja uma ferramenta de comunicação cujos resultados, no geral, se colhem a longo prazo com a continuidade e consistência da produção, tem sido cada vez mais comum a busca pelo conteúdo como base para jobs mais pontuais e isso se deve, na maior parte dos casos, à credibilidade que o trabalho de conteúdo bem feito confere aos projetos sejam eles de comunicação interna ou externa.
Há tempos a área de produção de conteúdos no Brasil vem esperando o boom dos vídeos, mas apesar do barateamento dos meios de produção e dos recursos oferecidos pelas plataformas como Facebook e Instagram para produção rápida e instantânea dos vídeos, poucas empresas têm usado o formato de forma eficiente, estratégica e profissional.
Como qualquer peça de conteúdo, o vídeo precisa ser bem planejado e estar totalmente alinhado aos objetivos de negócio da empresa, senão o investimento de tempo e recursos em sua elaboração não terão muito sentido.
Também como qualquer outro formato de conteúdo, o vídeo precisa ser atraente para a audiência e isso quer dizer que é preciso cuidar dos modos de captação, montagem, edição e de um bom roteiro. É preciso saber bem o que dizer, como passar as mensagens no vídeo e cuidar bem das estratégias de distribuição para que o conteúdo chegue e repercuta efetivamente entre o público desejado.
As abordagens no mundo offline, como os eventos de brand experience ou as estratégias de conteúdo de relacionamento podem trazer grandes resultados, conquistando e/ou fidelizando seus públicos.
O grande segredo para uma régua de relacionamento exitosa é pensar na adequação do brinde à mensagem que se quer transmitir, à qualidade da peça, à possibilidade real de a pessoa contemplada fazer bom uso dela no dia a dia e ao quanto a marca pode dar um toque único e exclusivo ao brinde.
Em vez de interromper o cliente ou potencial cliente com uma comunicação agressiva e vendedora, o conteúdo para inbound marketing propõe atraí-los e engajá-los pela relevância.
O fato é que o inbound só funciona se houver uma estratégia bem feita e conteúdos extremamente atraentes para os públicos com os quais a empresa deseja se relacionar. É aí que entra o trabalho da Cabrun!.
Nada é mais importante para uma estratégia de produção de conteúdos do que o planejamento. Esse é um ponto ao qual damos bastante ênfase no trabalho da Cabrun!. Aqui é fundamental ter um olhar macro para momentos e acontecimentos que precisam de atenção especial para que possamos elaborá-los e executá-los com cuidado e atenção, sem correr o risco de perder o timing. É importante também que ele seja flexível o suficiente para poder aproveitar as oportunidades que a marca pode ter de dialogar com os acontecimentos sociais e culturais do momento.
O relatório de resultados da campanha de conteúdos é um ponto fundamental do projeto, seja ele contínuo ou um job pontual. Fazê-lo com frequência possibilita à agência avaliar junto ao cliente se os resultados desejados estão sendo atingidos e, se não, rever as estratégias.
Vamos desenrolar sua história?
O conteúdo é uma eficiente ferramenta de comunicação e elemento estratégico para o negócio das empresas que atendemos.
Fique por dentro das novidades!
© 2024 Cabrun! Conteúdos - Todos os direitos reservados.