Em fevereiro, o Google divulgou a pesquisa Year in Search 2021, revelando os termos que mais foram procurados ao longo do ano passado no Brasil e no mundo. Vale a pena conferir o material e eu acho que ele abre oportunidade para conversarmos sobre textos SEO, que ainda tiram o sono de muito empreendedor e marketeiro por aí.
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que abrange o conjunto de estratégias usadas com o objetivo de melhorar o potencial de uma página para que ela apareça nas buscas online. Falo de um conjunto de estratégias porque algumas competências precisam estar alinhadas para que esse resultado aconteça: é preciso cuidar de questões de programação (uma página que demora a abrir, por exemplo, é terrível para SEO), design e texto. Texto tem um papel fundamental, pois é decifrando textos e códigos que o Google e outros buscadores entendem que determinada página é relevante para um termo de busca. Inclusive as imagens precisam estar devida e corretamente nomeadas para que a página ganhe força em busca orgânica.
Não é à toa que o domínio de SEO é uma das características mais desejadas em um profissional de marketing de conteúdo, mas pela minha experiência aqui na Cabrun!, digo que dominar a estruturação de textos em SEO é fácil, pois é um conjunto de regrinhas que devem ser observadas na hora de se produzir. O que diferencia mesmo um bom texto produzido em estrutura SEO, além de ser um texto informativo e gostoso de ler, feito para gente e não para máquinas, é a estratégia por trás. É aí que a gente chega no relatório de pesquisas do Google, pois saem na frente os negócios que conseguem antever a movimentação das pessoas nas redes, têm flexibilidade para participar da conversa social em aspectos que tangenciam suas atividades e, sobretudo, conhecem profundamente as suas personas a ponto de saber o que as leva a fazer uma pesquisa no buscador e estão preparados para respondê-las, satisfazê-las e esclarecer suas dúvidas ganhando aí uma vantagem competitiva sobre a concorrência.
Estratégia SEO e produção de conteúdo são aspectos totalmente atrelados. Como disse, os buscadores só reconhecerão a sua relevância para determinado assunto a partir de textos e códigos. Ainda que você use conteúdo em vídeo, por exemplo, no YouTube, que é o segundo maior buscador, você precisará nomear adequadamente seus arquivos, fazer boas descrições do conteúdo, usando palavras-chave adequadas e, eventualmente, até transcrever o conteúdo para assinalar a sua relevância.
Ano passado fiz um post no Instagram com informações de um webinário sobre SEO da The Content Marketing Association. Reforço aqui as principais dicas:
Os consumidores esperam que as empresas tenham o entendimento de como eles usam seus produtos e serviços para uma abordagem personalizada. É imprescindível ter a persona bem desenhada.
A pandemia e o fato de as pessoas passarem mais tempo em casa aceleraram o processo de pesquisa por voz e as marcas precisam estar atentas a esse fenômeno. A dica aqui é identificar palavras-chave da cauda longa e desenvolver conteúdos mais conversacionais.
A SemRush, empresa que oferece ferramentas para mensuração de iniciativas de marketing, divulgou uma pesquisa apontando que conteúdos de mais de 7 mil palavras estão direcionando 4 x mais tráfego para as páginas do textos longos que têm em média 900 – 1.200 palavras. Pode caprichar no textão. Se você quer saber mais sobre isso, dê uma olhada nesse post sobre texto longo e texto curto do site deles.
Chame o comercial para a cocriação na hora de elaborar os assuntos a serem desenvolvidos: que tipo de informações os prospects precisam saber antes de falar com um vendedor? O que o time de vendas mais ouve dos prospects?
Mais ideias para boas estratégias SEO? Aposte no conteúdo evergreen e não negligencie pontos importantes na construção do seu site. Veja dicas preciosas do livro “Não me Faça Pensar”. Por último, mas não menos importante, uma seleção de hubs de conteúdo para inspirar.
Você precisa investir em textos SEO para melhorar suas chances em busca orgânica? Chame a equipe da Cabrun! para um papo.
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