Dando sequência à conversa sobre newsletter, vale acrescentar um ponto crucial a ser analisado. Qual plataforma de newsletter usar para disparo?
Essa é uma decisão de cada empresa, mas vamos comentar as principais por aqui:
O Mailchimp é uma das plataformas mais usadas para disparo de e-mail marketing de newsletter. Digamos que é a escolha de entrada de muita gente que se interessa pela inclusão do formato entre as peças de comunicação.
É intuitiva, não demanda nenhuma habilidade prévia para começar a usar e montar um comunicado.
No entanto, tem uns poréns. O primeiro é que tem custos razoáveis para mailings que ultrapassam 500 contatos. O segundo é que tem um jeitão mais de e-mail marketing do que de newsletter.
Em alguns e-mails, podem ir direto para o spam.
Por curiosidade, a newsletter da Cabrun! é disparada pelo Mailchimp. Aliás, se você quiser assinar “Além dos Likes”, clique aqui.
✔️ Intuitiva e fácil de usar
✔️ Boa plataforma de entrada e costuma servir bem quem tem um mailing pequeno, de até 500 contatos.
✔️ Tem um “analytics” muito bom e claro para analisar os resultados das campanhas
❌ Tem custos para mailings maiores de 500 contatos
❌ Tem um jeitão de e-mail marketing, sendo barrada em algumas caixas de entrada
O Substack tem investido pesado para se tornar sinônimo de newsletter. É uma plataforma gratuita, independente do número de cadastrados.
Funciona como uma rede social de newsletters. A pessoa se cadastra para ter acesso a uma newsletter que lhe interessa e a partir daí pode fazer outras descobertas.
O criador também tem caminhos para ser remunerado pela newsletter dentro da plataforma. Isso levou muitos escritores e jornalistas de renome a aderirem ao Substack. Tem chamado também a atenção de alguns influenciadores digitais.
Um dos principais aspectos contra a plataforma é que circula pelo mercado que ela não é sustentável, o que torna muito imprevisível saber o que será do Substack daqui alguns anos.
✔️ Também é intuitiva e fácil de usar
✔️ Contatos ilimitados
✔️ Possibilidade de remuneração pela plataforma
❌ Se o analytics é muito importante para você, a plataforma deixa a desejar com relação a outras, como MailChimp.
❌ Se você não tiver um projeto editorial muito bem resolvido capaz de atrair o público pelo assunto e não necessariamente pela relação com a marca, o Substack não é para você. Fora isso, não dá para pensar em outro tipo de comunicação que não seja newsletter por aqui.
O LinkedIn tem newsletter para pessoa física no módulo Creator e para as company pages.
É interessante porque as pessoas já navegam pela plataforma e se inscrevem espontaneamente na newsletter se gostam do assunto, do autor (autora) ou da empresa.
Como funciona dentro do contexto de uma rede social, dispensa também todas as iniciativas relacionadas à adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
O lado que pode ser visto como negativo é que há muito pouco controle e insights sobre a base, embora haja métricas sobre o alcance e engajamento do conteúdo. Vale destacar esse ponto porque logo de cara não serve para qualquer projeto.
✔️ É fácil de mexer com o layout, mas não sai muito de um padrão (o que pode ser também um “contra”)
✔️ Contatos ilimitados, sendo que qualquer usuário da rede pode assinar e até outros que não sigam o seu perfil, mas se interessem pelo seu assunto
✔️ Não é necessário fazer toda a adaptação à LGPD antes de usar
❌ Pouco controle sobre o perfil dos assinantes
❌ Analytics limitado
As plataformas de CRM têm todas seus recursos para disparo de e-mail e newsletter com a vantagem de estarem em um ambiente com todos os dados registrados do cliente/ prospect/ usuário.
Assim, fica mais fácil criar jornadas e automatizar disparos conforme a régua estabelecida pela empresa.
Conheço pouco sobre elas. Alguns clientes usam, mas eles mesmos montam e cuidam de todo o resto.
Os recursos visuais para layout me parecem um tanto limitados em comparação às outras plataformas. Vale ressaltar também que todas elas são pagas (algumas muito bem pagas).
Impossível responder a essa pergunta sem conhecer os planos da empresa com a publicação, a necessidade de automatizações e análise de dados, o orçamento disponível…
O fato é que newsletter é uma peça de comunicação direta e que supõe uma autorização ativa. Não pode ser qualquer coisa, tudo tem que ser detalhadamente bem elaborado.
Para aprofundar a reflexão sobre o tema, sugerimos que leia outros conteúdos que temos no blog:
Está na hora de incluir newsletter na sua produção de conteúdo
7 ideias para promover a sua newsletter e estreitar a relação com o público
3 coisas que você precisa saber sobre LGPD e marketing de conteúdo
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