Dando sequência aos conteúdos sobre UX Writing que temos publicado aqui no blog, trago um dos assuntos mais importantes dessa área: o microcopy. Decidi tratar disso antes de falar de manual da marca, que no processo viria antes, pois é de onde vêm as orientações para o microcopy, porque esses pedacinhos de texto realmente têm um grande impacto na vida dos usuários e dizem muito sobre o seu negócio, tanto sobre a personalidade dele quanto sobre os investimentos que a empresa faz em facilitar a vida do consumidor.
Passando pela definição do termo, para depois poder desenvolver melhor com exemplos (você certamente é impactado por centenas desses microtextos ao longo do seu dia), o microcopy é definido como palavras e frases em um produto digital que ajudam ou orientam o usuário.
Vejamos alguns exemplos de microcopy muito manjados por nós:
O Facebook, para levar o usuário a interagir na plataforma, usa o microcopy de forma muito perspicaz: no que você está pensando? É direto e ao mesmo tempo abrangente o suficiente para uma infinidade de possibilidades.
O microcopy é usado para títulos de páginas da web, taglines, e-mails, assuntos de e-mails, notificações dos aplicativos, sumários, descrição de produto, botões, formulários, mensagens de êxito ou erro na navegação. Fiz um post recentemente sobre quais negócios precisam de UX Writing e, como estamos vendo, todos que se comunicam com os usuários no ambiente digital precisam de um olhar para o assunto, não?
Esses textinhos têm diversas funções, entre eles construir confiança, encorajar ações e criar condições favoráveis para o relacionamento com a marca. Vamos ver mais alguns exemplos que as coisas vão ficar mais claras. Todos tirados da minha experiência de navegação recente.
Mensagem de êxito para conclusão de tarefa do Gravatar, um site para criar avatares para a aparição nos sites WordPress.
Notem a Cosi Home avisando sobre o cupom de desconto para a primeira compra.
Mensagem de compra cancelada enviada pela Holistix, no dia em que tive problemas com o meu cartão de crédito. Note que o 💔 faz toda a diferença no assunto do e-mail e possivelmente tem a ver com o manual de tom de voz da marca.
Oppa! Deu mach :D: mais uma marca com linguagem verbal bem definida e bem empregada no microcopy. Esse é o e-mail de confirmação de cadastro no site da Oppa que precisei fazer antes de comprar umas coisas para a minha casa.
A Anselmi tentando me persuadir a não remover coisas do meu carrinho: “Se arrependeu?”
“Quero!” Meg & Meg com um botão de compra mais impulsivo do que um simples “Comprar” ou “Adicionar ao carrinho” e também me lembrando o tempo todo de quanto eu preciso comprar para o frete grátis.
Ifood me notificando e lembrando que é hora de usar cupom no pedido.
Ainda tem uma infinidade de interações ao longo do nosso dia a dia que são comandadas por microcopy, comece a reparar. O melhor livro sobre microcopy, na minha opinião, é o que indiquei no post sobre os livros de UX Writing da nossa biblioteca, que é o da Niaw de Leon e eu recomendo muito para quem quer se aprofundar no tema, especialmente na parte prática.
Ela ainda lista outras situações em que o microcopy é usado:
– Ganhar a confiança do usuário
– Demonstrar relevância e compatibilidade
– Mostrar a forma correta de dar informações
– Adicionar detalhes de possíveis consequências negativas
– Guiar o usuário onde ele puder estar perdido
– Explicar por que determinada ação não pode ser feita
– Explicar por que você está pedindo informações sensíveis
– Assegurar a privacidade deles
– Dar boas-vindas
– Dizer quanto tempo uma atividade deve durar
– Fazê-los se sentir bem
Certamente, ao tratar do tema UX Writing, traremos outras vezes o microcopy. Para quem se interessou pelo assunto, sugiro visitar o site Good Microcopy, com curadoria de pedacinhos de texto que fazem toda a diferença no contexto de navegação, e assinar a newsletter do UX Writing Hub, que toda semana traz bons e maus exemplos de microcopy na seção Microcopy Bite.
Vamos desenrolar sua história?
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1 Comentário
Ana,
Mesmo fazendo parte do meu dia a dia eu não conhecia o microcopy.