Comunidade é o tema da vez na comunicação, não é mesmo? Parece que com o colapso meio que iminente das redes sociais e com grandes desafios em toda e qualquer plataforma de comunicação, a formação de comunidades virou meio que uma obsessão das marcas e empresas com potencial de reunir pessoas em torno de um objetivo, uma necessidade ou uma paixão comum. De fato, é uma possibilidade e pode ser maravilhoso, mas não é tão fácil assim. O livro “Get Together – How to build a Community with Your People”, de Bailey Richardson, Kevin Huyhn e Kai Elmer Sotto, joga alguma luz sobre o tema.
“Construa a comunidade com pessoas e não para pessoas”. Essa é a frase mais emblemática de “Get Together”. E é justamente por isso que acho que apesar de desejar uma comunidade forte, poucas marcas vão se empenhar o suficiente em formá-la porque construir coisas com pessoas dá trabalho e comunidades, apesar de serem grandes fontes de informação e, eventualmente, bons ambientes de experimentação, não são exatamente rentáveis. Sabemos o quanto o imediatismo rege os nossos tempos.
Mais uma pedra no caminho das empresas na hora de formar comunidades: o marketing não consegue fabricar os pretextos que fazem as pessoas se unirem espontaneamente. “Paixão genuína atrai pessoas apaixonadas”, frisam os autores. Então, o trabalho principal é focar nessas paixões genuínas já existentes.
Ao longo da leitura, os autores dão várias dicas para descobrir as pessoas certas para a comunidade, estimular a participação delas, mirar no crescimento da comunidade, encorajar novas lideranças. Eu vou destacar alguns pontos importantes, mas recomendo fortemente a leitura do livro completo.
Eu acredito na potência das comunidades. Aqui na Cabrun! temos nos debruçado sobre o assunto e trabalhando em alguns projetos proprietários para oferecer esse tipo de serviço também a nossos clientes, como consultoria ou como mão na massa. Vamos conversar?
Vamos desenrolar sua história?
O conteúdo é uma eficiente ferramenta de comunicação e elemento estratégico para o negócio das empresas que atendemos.
Fique por dentro das novidades!
© 2024 Cabrun! Conteúdos - Todos os direitos reservados.