Será que a minha empresa precisa de UX Writing? Essa vai ser uma pergunta que estou me preparando para responder aqui na Cabrun! nos próximos anos. Hoje, já não ouço mais esse tipo de questionamento em relação à produção de conteúdos. Parece que gestores de marcas já entenderam que é preciso construir uma narrativa em torno de seus serviços e produtos para se destacar na multidão e que o conteúdo é um grande aliado nesse objetivo.
No entanto, a sobrevivência de negócios no ambiente digital, algo que será cada vez mais comum, dependerá de UX Writing atrelado a boa estratégia de conteúdos.
Como identificar então se o seu negócio precisa aderir às estratégias de UX Writing o quanto antes? Levantei alguns pontos para você considerar:
Se o seu negócio está no meio digital e o seu cliente resolve as coisas online (comprar, contratar ou executar qualquer outra ação nesse ambiente), você provavelmente precisa de bons textos para guiá-lo e ajudá-los a concluir com êxito a jornada.
Tem um e-commerce? Todos os textos que vão ajudar o usuário a colocar produtos no carrinho/ sacola/ cesta, contratar um serviço e fechar o pedido são importantíssimos.
Precisa que o usuário preencha formulários? Seja qual for a sua intenção com formulários, desde a candidatura a uma vaga de empregos ou um cadastro qualquer, um texto pensado do ponto de vista do UX Writing ajuda o usuário a concluir o objetivo com mais eficiência e agilidade e o deixa mais satisfeito com a experiência com a sua empresa.
Toda a experiência do usuário em um curso online é importantíssima. Diria que aqui, além de UX Writing, você precisa também de um olhar de design instrucional (aguarde que teremos um texto sobre o assunto em breve!) para que o conteúdo seja transmitido e absorvido da melhor forma.
Nem preciso dizer que para o SaaS é preponderante que o usuário conclua com êxito todos os seus objetivos para que ele não desista do serviço ou migre para a concorrência. O seu objetivo como negócio é claramente resolver um problema do seu cliente e não criar mais. É o tipo de negócio que certamente se beneficia demais de uma boa estratégia de UX Writing.
Toda a experiência de um usuário com aplicativo costuma ser baseada em coordenadas escritas. O relacionamento também, com todas as notificações. No caso dos apps, é preciso prestar atenção também à forma de consumo, que geralmente acontece pelos dispositivos móveis. Nesse caso, é fundamental também que a estratégia de UX Writing considere o aspecto de mobilidade.
Nem precisa explicar muito a importância da escrita aqui. O que vale destacar é que para desenvolver um bom chatbot, capaz de estabelecer uma comunicação fluida e resolutiva, é resultado de muita pesquisa com o usuário (segura aí que também falaremos de pesquisa em UX Writing mais para frente!).
Seu negócio tangencia algum desses pontos? Identificou que precisa de UX Writing? Podemos conversar para estruturar suas estratégias.
Vamos desenrolar sua história?
O conteúdo é uma eficiente ferramenta de comunicação e elemento estratégico para o negócio das empresas que atendemos.
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