Já falamos por aqui das estratégias de conteúdos para e-commerce. Nesse post, vamos focar em um assunto que merece atenção especial: a descrição de produtos no e-commerce. Esses conteúdos fazem toda a diferença para o convencimento do consumidor e em um cenário de escalada do comércio eletrônico é impossível negligenciá-la. Para se ter uma ideia, nos meses de agosto a outubro de 2020, o e-commerce no Brasil cresceu 84,5% em comparação ao mesmo período de 2019 de acordo com o indicador macroeconômico de vendas no varejo SpendingPulse, da Mastercard. Isso significa bastante coisa!
No aspecto mais técnico, a descrição de produtos tem função de indexação da página. É importante aparecer nas buscas dos usuários e ter páginas preparadas para isso. É preciso que textos, imagens e programação estejam alinhados às técnicas de SEO, não tem jeito.
Há também uma função de branding na descrição de produtos no e-commerce. Os conteúdos produzidos para essa função, textos, fotos e vídeos precisam ser condizentes com o branding da marca e criar conexões, inspirações e desejos no consumidor e potencial consumidor.
No texto sobre as estratégias de conteúdos para e-commerce que me chamaram a atenção, eu coloquei no tópico “informação”, os exemplos da Anselmi, Lauf e Simple Organic. O que eles tinham em comum? Informações completas sobre cada item à venda e, no caso da Simple Organic, também é notável essa conversa com o branding da marca.
Tem alguns aspectos que facilitam muito a vida do consumidor na hora de decidir, especialmente se não há uma referência exata do produto físico e se o consumidor ainda não conhece a marca. Vale a pena destacar:
Uma das marcas com as quais me deparei nesse período de pandemia e que mais gostei da consistência de descrição de produtos é a Sallve, de cosméticos que são vendidos exclusivamente no ambiente digital. Aparentemente, as descrições cumprem na marca as duas funções: técnica, de indexação, e de reforço de branding.
Vamos pegar como exemplo a descrição do esfoliante enzimático, um dos produtos da linha, mas todos seguem mais ou menos a mesma estrutura. Notem como encontramos tudo que mencionei acima com muita criatividade, clareza nas informações e diálogo com toda a comunicação da marca.
Temos primeiro uma apresentação do produto (“o que é”, “o que faz”, “nos testes clínicos”, “ah, ele também”).
Depois, vem uma descrição caprichada dos ativos do produto, os ingredientes da fórmula.
Em seguida, temos uma espécie de argumentação: por que usar e uma explicação sobre os tipos de esfoliação. Falando no potencial do formato audiovisual, há um vídeo, inclusive.
Logo vêm as instruções de como usar.
Aquele ponto fundamental para decisão, que eu falei: resenhas de usuários sobre o produto, inclusive com os comentários menos positivos e respostas para eles, o que é extremamente importante.
Por fim, uma seção de esclarecimento de dúvidas, o que me parece um ponto muito positivo também.
Maravilhoso, não?
Outra empresa que manda muito bem é a Everlane. Eu conheci a marca porque um cliente fez um benchmarking para uma marca que atendemos juntos e me apresentou. É uma marca americana de roupas e acessórios que se apresenta como muito consciente e transparente em relação às questões ambientais e modo de produção.
O conteúdo está em inglês, mas veja como na descrição de produtos (aqui escolhemos uma blusa de pima como exemplo), eles não só trazem informação sobre a peça em si, mas de aspectos que tangem o conceito da marca.
Vemos informações básicas bem completas, com informações inclusive da fábrica peruana que produz a blusa, já que um dos pilares da marca é a transparência e relações éticas em toda a cadeia. Destaque também para as diversas fotos em boa qualidade da peça e da modelo vestindo a peça (há informações sobre as medidas da modelo e o tamanho que ela usa para que as pessoas possam se orientar, um aspecto que é fundamental na moda).
Há resenhas de usuários, mas uma informação que consta em todos os produtos e que me chama a atenção, são os custos de produção da peça e de venda na Everlane de venda de peças similares em outras marcas. Evidentemente não dá para checar a veracidade dessas informações, mas elas parecem condizentes com o propósito da marca de extrema transparência com o consumidor.
Analisando esse ponto específico da sua loja online, como você diria que está a descrição de produtos no e-commerce? Se precisar de ideias de como melhorar e executar, nós, da Cabrun!, podemos ajudar. Entre em contato.
Vamos desenrolar sua história?
O conteúdo é uma eficiente ferramenta de comunicação e elemento estratégico para o negócio das empresas que atendemos.
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2 Comentários
Gostei bastante do conteúdo com as explicações: os por que, para que, como funciona, como é feito, etc.
Que bom que gostou, Roger. Olha, quem quer vender online, definitivamente precisa prestar atenção nesses pontos, não tem mais jeito…