Dando sequência à jornada sobre UX Writing que temos trabalhado aqui, chegou a hora de tratar de um tema fundamental para o desenvolvimento de todo e qualquer trabalho da área: a pesquisa para UX Writing, que nada mais é do que o estudo focado no que as pessoas querem dos produtos ou serviços da marca para, a partir dessas informações, desenvolver os textos de orientação dessa jornada com base nos objetivos de negócio. É importante entender que as coisas só vão funcionar bem se pensadas nessa sequência: pessoas primeiro, intersecção dos interesses dela com os objetivos do negócio na sequência.
Praticamente todos os livros sobre UX Writing que lemos e recomendamos tratam da importância da pesquisa com o usuário tanto para o desenvolvimento dos textos quanto para o layout e programação. Em “Writing is Designing”, Michael J. Metts, Andy Welfle e Nick Madden falam em escrever as experiências digitais com responsabilidade e a importância da pesquisa com usuários. “A pesquisa não é perfeita, mas ela nunca deve ser opcional”, enfatizam.
No livro “Interviewing Users: How to Uncover Compelling Insights”, o autor Steve Portigal fala sobre pesquisas de forma geral, não apenas para UX Writing, mas ele dá uma série de caminhos para se estabelecer essa abordagem. Resumidamente: saber bem onde se quer chegar com a pesquisa, escutar, mergulhar nos detalhes (mesmo que se tenha uma ideia de como os usuários fazem determinadas coisas) e chegar às histórias. “Histórias são onde estão os insights mais valiosos e o seu objetivo é chegar a esse ponto da entrevista”.
A leitura dos livros mencionados acima é muito recomendada para quem quer saber mais sobre o assunto, mas algumas dicas mais práticas sobre o assunto estão nesse post sobre o pesquisador UX divulgada recentemente na newsletter UX Writing Hub. Entre elas, destacamos:
Se o seu negócio precisa de UX Writing, a maior recomendação que podemos dar é: invista na pesquisa para UX Writing como ela precisa ser feita, não negligencie essa etapa porque a fatura chega e as coisas podem custar muito mais caro no futuro. Precisando saber mais sobre as possibilidades de investigação com o usuário para um bom trabalho de UX Writing para a sua empresa, entre em contato conosco.
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