Terceirizar ou contratar equipe interna para a produção de conteúdo? Eis a questão.
Empresas que crescem e começam a demandar muita produção de conteúdo costumam enfrentar esse dilema. Por economia e conveniência, começam a cogitar a formação de uma pequena equipe funcional totalmente dedicada para fazer girar os projetos.
Vamos a algumas reflexões sobre esse cenário.
A primeira coisa a se ter em mente é que produção de conteúdo é, geralmente, a união de diversas competências encontradas em diferentes profissionais de comunicação. Temos, por exemplo:
– O estrategista de conteúdo, geralmente uma pessoa com bons conhecimentos dos processos e atividades de ponta a ponta. Tem que ser um profissional sênior e MUITO competente. Se pensarmos em medicina, esse cara aqui seria um clínico geral competentíssimo. Sabe o quanto é difícil achar um clínico geral competentíssimo? Pois é!
– O redator. Texto é a base de tudo que se faz em comunicação. Mesmo para vídeos e podcasts, a qualidade dos roteiros é fundamental.
– Designer. Alguém precisa ser responsável pelos aspectos visuais da marca. É importantíssimo.
Bom, esse seria o trio básico, mas, talvez, dependendo dos projetos que queira realizar, se quiser time completo interno mesmo, você ainda precise de mais:
– Editores de vídeo e áudio.
– Fotógrafos.
– Produtores.
– Social media e community manager.
– Especialistas em performance e análise de dados.
Além disso, se quiser fazer tudo “in house”, sem suporte de qualquer produtora ou agência, é preciso preparo para os investimentos em equipamentos e softwares, especialmente para a galera de áudio e vídeo.
Um detalhe importante a ser considerado aqui é que em uma empresa, seja lá qual for o segmento, o core business não é a comunicação.
Para a qualidade dos projetos de conteúdo, a empresa vai ter que investir no desenvolvimento, qualificação e, inclusive, motivação da galera do núcleo de conteúdo porque basicamente eles não terão muito para onde crescer dentro da estrutura, o que pode levar à grande rotatividade desses profissionais. Nem preciso dissertar muito sobre o quanto isso é altamente prejudicial em qualquer cenário.
Outra coisa a se ter em conta é que será preciso criar estratégias de benchmark para haja algum frescor para essa equipe articular ideias fora da caixa. Isso porque, geralmente, profissionais de uma empresa vivem imersos em seus assuntos e estão menos abertos a novidades do que os de agência, que lidam com muitos setores diferentes.
Bons profissionais custam caro e encher o time interno de produção de conteúdo de juniores não é nem de longe uma boa opção. Para além da folha de pagamento, investimentos em estrutura, equipamentos e encargos trabalhistas precisam entrar nessa conta.
Ter uma boa equipe interna para a produção de conteúdos sai caro sim ou com certeza. Portanto, é preciso ter muita certeza de que essa disponibilidade integral de um time completo vai ser mesmo usada em todo o seu potencial.
Vale muito pensar sobre a longevidade dos projetos de produção de conteúdo da sua empresa. Mesmo grandes marcas brasileiras ainda falham muito nesse sentido e isso ficou muito claro quando atualizamos um texto antigo aqui do blog sobre hubs de produção de conteúdo em que constatamos que os exemplos brasileiros são sempre descontinuados ou pouco duradouros.
Então, a conclusão aqui é, se não tem certeza de que tem fôlego suficiente para formar uma boa equipe interna e não tem um projeto e objetivos de longo prazo muito claros com a produção de conteúdo, provavelmente vai gastar muito dinheiro (e tempo!) inutilmente com a internalização.
Uma possibilidade entre a internalização ou terceirização total é ter um pequeno time altamente competente que possa contar com o apoio de agências e produtoras para trocas e projetos always on ou pontuais. Dependendo do porte e intenção da empresa com produção de conteúdos, essa “terceira via”, inclusive, tende a ser o modelo mais adequado.
Se você tem dúvidas entre terceirizar ou contratar uma equipe interna para a produção de conteúdo, fale com os especialistas da Cabrun!. Temos experiência de mais de 10 anos trabalhando exclusivamente com produção de conteúdos e podemos ajudar nessa empreitada.
Vamos desenrolar sua história?
O conteúdo é uma eficiente ferramenta de comunicação e elemento estratégico para o negócio das empresas que atendemos.
Fique por dentro das novidades!
© 2025 Cabrun! Conteúdos - Todos os direitos reservados.