Desde o começo ano tenho feito conteúdos sobre UX Writing aqui porque tenho certeza de que esse assunto vai ser cada vez mais demandado. Tenho lido muito sobre o assunto e temos até um texto no blog com os livros sobre UX Writing da nossa biblioteca. Hoje trago uma resenha de Designing Bots: Creating Conversational Experiences, de Amir Shevat.
Bots talvez sejam a parte de UX Writing que mais tangencie o assunto para os leigos. Interagir com robôs – em sites, redes sociais, atendimento via WhatsApp e aplicativos – é uma experiência na vida de qualquer pessoa que navega com alguma frequência pelo ambiente digital. Essa interação resume bem os objetivos do UX Writing como disciplina da experiência do usuário e da comunicação como um todo: o texto dessas interfaces deve ajudar a pessoa que está interagindo a concluir seus objetivos com êxito e, preferencialmente, com agilidade.
O livro de Amir Shevat é fundamental para quem quer avançar no assunto por vários motivos e o principal deles, a meu ver, é que Shevat é um cara que trabalha com isso e sente na pele as dores e delícias da atividade no dia a dia, tendo desenvolvido a função em empresas como Twitter e Slack. Para quem acompanha o assunto, o Slack é uma das maiores referências em boas práticas de UX Writing. Por esse motivo isolado apenas, o livro já merece crédito, pois sabemos que a área de comunicação (e todas, acredito) está infestada de especialistas que só falam, mas nunca de fato resolveram os abacaxis e lideram constantemente com os perrengues de uma área.
Da perspectiva que escreve e com a bagagem com a qual escreve, o autor é capaz de falar com a mesma desenvoltura dos erros e dos acertos dos projetos dos quais participou e é possível aprender profundamente com os dois tipos de relato.
O segundo motivo pelo qual vale muito a pena investir tempo e dinheiro no livro de Shevat é que ele é extremamente generoso ao compartilhar com o leitor as suas próprias aventuras e desventuras e também busca impressões de outros grandes especialistas desse mercado, fazendo de “Designing Bots” praticamente um curso prático para quem está disposto a absorver conhecimento.
Outro motivo pelo qual recomendo o livro é o olhar 360º que Shevat lança sobre o tema em uma tentativa de cobrir todos os ângulos do assunto. Ele não apenas fala da sua experiência e fica no conceitual. Ele explora os tipos de bots, a anatomia de um bot, o desenvolvimento de um roteiro, os caminhos para enriquecer a conversa, as maneiras de se contornar os erros e limitações do bot, as maneiras de promover um bot, fazer o usuário se engajar, monetizar com ele, analisar seus resultados, o trabalho integrado com desenvolvedores e designers e tudo isso com muito exemplo.
Enfim…arrisco dizer que a leitura atenta do livro de Shevat vale mais do que muito curso de UX Writing porque apesar de se concentrar em bots, é possível aprender sobre o tema em um contexto mais amplo. Único defeito: não tem tradução, o livro é todo em inglês e os exemplos são todos de fora.
Falei bastante sobre bots também em um resumão que fiz sobre o Super Bots Experience. Vale a pena conferir!
Vamos desenrolar sua história?
O conteúdo é uma eficiente ferramenta de comunicação e elemento estratégico para o negócio das empresas que atendemos.
Fique por dentro das novidades!
© 2025 Cabrun! Conteúdos - Todos os direitos reservados.