No segundo fim de semana de dezembro, dias 8 e 9, o Instagram promoveu em São Paulo o 2º INSTAMARKETBR. Trata-se de um evento criado para divulgar tanto a plataforma e suas funcionalidades quanto pequenos empreendedores que estão tendo sucesso na divulgação de seus produtos e obtendo retorno de venda interessante pela rede social. O encontro aconteceu em um espaço descolado em Pinheiros, com área para os expositores e um trailer estacionado onde aconteciam os workshops com funcionários do Instagram.
Eu circulei pelo evento no domingo, 9, e consegui participar de dois workshops. Aliás, eles estão todos disponíveis no Facebook Empresas, foram feitas transmissões ao vivo de lá, vale a pena conferir. Um foi sobre o uso do Instagram Stories, com dicas bem práticas de algumas ferramentas e outra sobre negócios. Vou compartilhar aqui.
Instagram: todo poder ao conteúdo visual
Quem ministrou o workshop de negócios foi a Thaís Félix, funcionária do Instagram, que destacou a capacidade que o cérebro humano tem de processar imagens e a mobilidade, que vem mudando profundamente o comportamento das pessoas. Ela classificou o uso do Instagram em três blocos: espaço para inspiração, criatividade descoberta. Segundo Thaís, a plataforma já conduziu nos Estados Unidos, a rede social já é fonte de decisão de compra de roupa e artigos relacionados a estilo de vida para a maioria das mulheres de 18 a 24 anos.
É preciso atentar a alguns fatos: o Instagram teve crescimento exponencial, saltando de 1 milhão de usuários ativos em 2010 para 1 bilhão em 2018. Sendo uma rede social voltada para o relacionamento entre pessoas, inicialmente, as marcas têm grandes desafios para desenvolver conteúdo instigante, chamativo e criativo o suficiente para “conter o movimento do dedão”. Thaís deu duas grandes coordenadas para marcas que querem usar a plataforma: “Pense no conteúdo, não pode ser aleatório. Inspire-se, veja o que a concorrência está fazendo e o que outras páginas e perfis estão fazendo”. Então vieram algumas dicas mais pontuais:
Vai lá espiar o insta da @montageart. Adoro o jeito como eles expõem os produtos nas imagens. E é uma técnica muito simples.
Não invente moda. O protagonista das suas postagens é o produto com o qual você trabalha. Deixe algumas histórias que envolvem o desenvolvimento para o stories. Veja como o perfil @donutsdamari trabalha bem isso.
O suficiente para ser encontrado, sem exageros.
Pondere sobre o uso do Instagram
É fato que o sucesso do Instagram é estrondoso, mas por esse motivo, percebo que muita marca quer usar. É preciso pensar nesses fatores acima, mas antes de tudo fazer uma ponderação real: sua marca tem vocação para uma produção intensa e constante de conteúdos visuais? Porque é preciso abastecer e abastecer bem. As marcas selecionadas para esse marcado postam muito, direto, especialmente no stories. E muitas delas investem em impulsionamentos também para ampliar o alcance. Então, nossa recomendação é: reflita sobre a sua vocação visual, capacidade de atualização (especialmente no stories) e verba disponível para impulsionamento se quiser um alcance mais potente.
Ah, por fim, mas não menos importante, o evento foi uma bela ação de brand experience, com comunicação bastante afinada e sintonizada com a marca. Parabéns aos organizadores!
Você conhece outros perfis de empresas que chamam a sua atenção no Instagram? Compartilhe com a gente? Acha que pode melhorar o perfil da sua empresa e quer trocar uma ideia? Chame a gente 😛
Vamos desenrolar sua história?
O conteúdo é uma eficiente ferramenta de comunicação e elemento estratégico para o negócio das empresas que atendemos.
Fique por dentro das novidades!
© 2025 Cabrun! Conteúdos - Todos os direitos reservados.