Como andam as estratégias de conteúdo para e-commerce? Conto que nessa quarentena, pesquisei e efetivamente comprei muito mais pelas lojas online do que costumo em períodos normais. Muita gente deve ter experimentado situações parecidas. Lógico que, por força da profissão, nessa navegação, presto muita atenção ao conteúdo em torno dessa compra, desde o site até a sequência de e-mails que acompanha a experiência.
Fiz uma seleção aqui de uns pontos que mais me chamaram a atenção até agora. Vamos lá!
Confesso que no quesito roupas (sim, eu comprei algumas peças), eu dei preferência a marcas que já uso e já conheço, mas dei uma pesquisada em outras que nunca tinha usado para ver se alguma fisgava meu coração. Poderia ser uma chance de experimentar.
O que reparei é que nem todas as marcas ajudam o consumidor a tomar decisões em seus e-commerces. Pelo contrário, algumas até o confundem. Há muita informação sonegada, principalmente no que diz respeito aos materiais das peças e tamanho do manequim. Como consumidora, presto muita atenção às etiquetas e aos materiais. A informação sobre o tamanho é básica também porque não há uma padronização na indústria têxtil, então é preciso saber se não estamos levando gato por lebre, se a calça 40 que estou procurando veste realmente um manequim 40 ou ela é mais para o 36 ou para o 44…enfim…se passamos por esses apuros nos provadores, imagina a situação de aguardar ansiosamente por uma peça e a frustração de ter que trocá-la por falta de informação em tempos pandêmicos.
Vou ser bem sincera, que os textos de descrição de roupas costumam ser péssimos. Quando informam especificamente a composição do tecido e instruções de lavagem já é um lucro, como é caso da Anselmi, marca gaúcha de peças de malha.
Alguns foram além, com tabelas de medida e provador virtual (que tem uma chance alta de acerto, ao que parece), como a Lauf, de roupas esportivas.
Conto que no quesito informação, para mim a marca que mais se destacou foi do mercado de cosméticos, a Simple Organic, com descrições precisas dos produtos, recomendação de como usar no ritual de beauté e composição dos produtos na íntegra, o que ajuda muito na decisão de consumidores muito exigentes como eu.
Já falei diversas vezes aqui que pouquíssimas marcas que fazem um trabalho efetivo e prestam atenção ao pós-venda. Para mim, o pós-venda é só o começo de uma relação, se não há atenção da marca depois que eu decidi apostar em um de seus serviços ou produtos, eu dificilmente terei interesse em repetir a dose. É bem conhecida no mercado a tese de que se gasta muito mais para conquistar um novo consumidor do que para vender novamente para quem já cedeu e já deu um voto de confiança. Portanto, a falta de investimento no conteúdo de pós-venda continua sendo uma estratégia (ou falta de) pouco inteligente.
Entre as comunicações de pós-venda que se destacaram, a meu ver, estão a da Meg & Meg, de produtos de papelaria, com EMKT fofo sobre o envio da compra pelo correio, dando satisfações sobre o encaminhamento da minha aquisição (importante!) a Oshadhi, de produtos cosméticos naturais, que mandou um e-mail muito simples, mas correto, justificando a demora na entrega do produto (lembrando que nessa semana houve greve nos correios) e a Baobá Saboaria, que mandou um e-mail querendo saber sobre a minha experiência como produto e, gentilmente pedindo uma avaliação sobre eles no site. Destaco mais uma vez o quanto essas avaliações são importantes para a decisão de compras de novos consumidores.
Como disse, dei preferência a marcas que já conhecia, a modelagens, tecidos e tamanhos aos quais já estou acostumada. Com algumas marcas, já tinha o relacionamento com as vendedoras via WhatsApp e achei que algumas empresas treinaram muito bem a equipe para que fossem ainda mais atenciosos e acolhedores nesse período. Esse é um recadinho que recebi da equipe do Ateliê de Calças.
Com essa onda de higienizar tudo que trazemos para casa e descartar o que não é extremamente necessário, acabei jogando fora e perdi a oportunidade de scannear ou fotografar para colocar aqui, mas achei muito gentis os bilhetinhos que recebi da Mikil Moda e da 3 Jolie. Um alento em tempos difíceis, sabe?
Sua empresa está empenhada nas estratégias de conteúdos para e-commerce? Se não está, deve voar atrás disso. Não é mais detalhe.
Vamos desenrolar sua história?
O conteúdo é uma eficiente ferramenta de comunicação e elemento estratégico para o negócio das empresas que atendemos.
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