Fizemos um post nas redes sociais em maio sobre conteúdo evergreen que despertou muita curiosidade e interesse das pessoas. Primeiro, o nome pareceu uma surpresa para a grande maioria. É do inglês, claro, em português não tem uma tradução muito precisa, dizem conteúdo perene. Pensa assim: evergreen é aquele conteúdo que você vai produzir e pode investir sem medo porque ele sempre representará o cerne do seu negócio aparecerá como fresco e atualizado para as pessoas. Uma grama sempre verdinha no seu jardim, capaz de atrair visitantes genuinamente pelo interesse espontâneo que eles têm nas atividades da sua empresa🌿🍃.
Basicamente, o conteúdo evergreen é aquele que responderá às dúvidas e perguntas básicas que as pessoas têm em relação ao seu negócio e servirão para que você fortaleça seu posicionamento no ambiente digital em torno disso.
Vou dar um exemplo da própria Cabrun!: como agência de marketing de conteúdo, precisamos sempre falar da produção de conteúdos para marcas. Então, ao longo do tempo (desde 2012 faço o blog), escrevo sobre isso, tentando responder às principais dúvidas das pessoas que procuram meus serviços, trazendo cases, estudos de caso e tendências na área.
Quanto mais passa o tempo, mais colho frutos dos resultados orgânicos desse material que venho produzindo, como se eles fossem um braço comercial. Os leads que chegam para mim pelo site são muito mais adequados ao perfil de cliente que quero ter do que os que chegam pelas redes sociais, por exemplo, que geralmente chegam até mim por uma busca mais momentânea em um momento em que estão ainda mais imaturas em relação à produção de conteúdo. O prospect que chega pelo meu site é um potencial cliente que vem “namorando” o tema produção de conteúdo e geralmente leu muita coisa que escrevi, mesmo sendo um texto de 2013, 2014 ou 2015. Aliás, um dos textos mais acessados no site, em todos os tempos, é um sobre hubs de conteúdo para inspirar e os exemplos que temos lá são de conteúdos evergreen. Ou seja: o conteúdo evergreen está em alta quando o assunto é produção de conteúdo há muito tempo, as pessoas só não reconhecem o verbete.
A questão é que desenvolvê-los é o maior desafio das empresas e produtores de conteúdo. Como fazer isso de uma maneira agradável e didática para o consumidor, pensando nas múltiplas formas de consumo de conteúdo?
Em primeiro lugar, você precisa fazer um levantamento do que as pessoas têm interesse acerca do seu negócio. Por exemplo: é um estúdio de tatuagem? O que será que as pessoas em diferentes níveis de familiaridade e inclinação a marcar o corpo querem saber sobre isso? Lugares para tatuar? Temas para tatuar? Curiosidades? Cuidados pré e pós-tatuagem? Dói? Quais os lugares que mais doem para tatuar e por quê?
Depois é preciso pensar em um formato didático e autêntico para expor esses temas. Uma galeria de fotos de tatuagens inspiradoras sobre rock? Com temas botânicos? Uma seção de perguntas e respostas caprichadas? Um tutorial de como cuidar da tatuagem quando sair do estúdio? Enfim…o céu é o limite.
Aqui vão algumas ideias de formato para conteúdo evergreen:
É preciso perseguir a estratégia de se consolidar como autoridade para que o conteúdo evergreen faça efeito e não pareça uma investida isolada. É preciso encarar como um investimento de longo prazo.
Vamos desenrolar sua história?
O conteúdo é uma eficiente ferramenta de comunicação e elemento estratégico para o negócio das empresas que atendemos.
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