Produzir conteúdo de qualidade leva tempo e custa dinheiro. Às vezes, é difícil adicionar mais essa camada aos diversos investimentos que são necessários para fazer girar um negócio. Venho trazer dicas de ouro para reaproveitamento de conteúdo, de modo a turbinar a sua produção e deixá-la mais ágil, funcional e atemporal.
São poucos profissionais no mercado especializados em pensar estrategicamente e eficazmente a produção de conteúdo, portanto, eles são muito valiosos. Mas, vale a pena colar neles porque o conteúdo é aquele caso típico do barato que sai caro. Um profissional com know-how e olhar estratégico vai fazer valer o seu investimento e construir uma narrativa consistente e condizente para o seu negócio. Se não for assim, você pode chegar ao fim de um ciclo de produção cheio de memes datados e sem graça que não vão servir para acompanhar suas estratégias e vão cair em desuso rapidamente sem trazer os resultados desejados.
Vai fazer vídeo? Gravar um webinário? Aproveite para produzir diversos conteúdos sobre e a partir dele. Teasers, o vídeo na íntegra, o vídeo editado com um recorte X, versão apenas em áudio para podcast, textos curtos para redes sociais, textos longos para blog, e-books, newsletter, e-mail marketing, enfim…tudo o que é autêntico e original deve ser explorado ao máximo.
Eu sou do time que prefere qualidade ao volume. Acho que todo investimento deve ser feito dentro das boas práticas para se chegar aos melhores resultados possíveis. Vai fazer uma sessão de fotos? Capriche na produção. Vai fazer upload de vídeos no YouTube, pense nas descrições e metadescrições, se possível em transcrição do conteúdo, para aumentar suas chances de ser encontrado em buscas. Vai fazer site ou e-commerce? Escolha bem o domínio, plataforma, estruture bem seus textos de apresentação…sempre melhor fazer aos poucos do que mal feito.
Eu gosto de pensar na produção de conteúdos para meus clientes tendo em mente o tópico acima, aproveitamento máximo do que é produzido: uma série de posts para redes sociais que no futuro pode virar texto de blog. Uma série de textos para o blog que pode virar um e-book, uma sessão de fotos que pode render imagens para e-commerce, catálogo e redes sociais.
Acontece também de pegar clientes que já tinham uma produção de conteúdos anterior ao meu contrato e gosto de olhar para eles também. É como olhar na geladeira na hora da fome para ver que ingredientes tem e preparar algo para comer. Se tem ingredientes bons e variados, pode render uma bela sopa, um sanduíche saboroso ou um bom omelete. Se os ingredientes forem ruins ou estiverem estragados, é hora de fazer uma limpa e ir às compras. Aí caímos na dica número 1 de novo, de ter atenção ao barato que sai caro.
Precisa de ajuda com o reaproveitamento dos seus conteúdos? Fale com a equipe da Cabrun! que podemos pensar juntos em uma solução.
Vamos desenrolar sua história?
O conteúdo é uma eficiente ferramenta de comunicação e elemento estratégico para o negócio das empresas que atendemos.
Fique por dentro das novidades!
© 2024 Cabrun! Conteúdos - Todos os direitos reservados.