A Cabrun! vai completar 10 anos de existência mês que vem. Nascemos muito focados na produção de conteúdo e nos mantemos fiéis a essa disciplina até hoje. É inegável que a demanda pelos nossos serviços cresceu de maneira exponencial com o aumento da importância das redes sociais na vida das pessoas, um movimento que eu diria que se intensificou de seis anos para cá e se fortaleceu ainda mais no período de pandemia, a partir de 2020.
Parece que as empresas entenderam nos últimos três anos que uma presença digital sólida passa também por uma estratégia consistente de comunicação nas redes sociais. Uma narrativa mal conduzida pode ser pior do que optar por não ter perfil nas redes.
Em setembro desse ano, a Opinion Box divulgou a pesquisa Guia do Marketing nas Redes Sociais com alguns dados que confirmam insights que absorvemos por aqui diária e empiricamente ao planejar, produzir conteúdos e fazer a gestão dos perfis dos nossos clientes em diferentes redes sociais.
Para quem tem interesse no assunto, vale muito a pena baixar o material completo, mas eu faço aqui alguns destaques. Vale enfatizar que a pesquisa ouviu 2.246 entrevistados em maio desse ano.
Logo de cara, algumas informações importantes:
Entre os 72% que têm o hábito de seguir empresas nas redes sociais, o principal fator de motivação é encontrar neles conteúdos sobre novidades da empresa e dos produtos (62%), encontrar conteúdos diversos além de divulgação dos produtos (47%), ter sorteios e promoções nas redes da empresa (45%), ser cliente da empresa (44%) e poder interagir com a empresa para tirar dúvidas ou fazer reclamação (42%).
A pesquisa da Opinion Box enfatiza também um aspecto que achamos fundamental para que as marcas participem das redes sociais, que é o tom de voz. Entre os entrevistados, 69% gostam quando as pessoas se comportam como pessoas reais nas redes sociais e 63% gostam quando as empresas conversam informalmente nas redes sociais.
Uma informação importante é que 70% das pessoas entrevistadas concordam que o conteúdo das empresas nas redes sociais precisa ser mais útil do que interessante.
Entre os formatos, vídeos curtos estão na preferência de consumo (33%) e de compartilhamentos (27%) e há algo curioso com relação aos textos que mais chamam a atenção nas redes sociais. Os respondentes responderam que preferem textos informativos (30%), seguido pelos criativos (27%), divertidos (23%), educativos (21%), explicativos (21%) e motivacionais (16%).
Apesar da destacada importância do marketing de conteúdo nas redes sociais, somos defensores, aqui na Cabrun!, que elas caminhem paralelamente a um site bem resolvido, um mailing atualizado e certeiro para que os clientes não fiquem tão reféns dessas plataformas e não depositem ali todo o investimento. Temos alguns conteúdos que merecem atenção para o desenvolvimento de estratégias de conteúdo efetivamente exitosas:
Precisa de ajuda com os desdobramentos da sua estratégia de marketing de conteúdo pelas redes sociais ou precisa desenvolver as coisas do zero? Conte com a equipe da Cabrun!. Vamos falar!
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O conteúdo é uma eficiente ferramenta de comunicação e elemento estratégico para o negócio das empresas que atendemos.
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