Você notou que estamos martelando no assunto UX Writing, né? É porque sabemos que esse será um tema quente e com potencial de transformação dos negócios que estão no ambiente digital (inclusive, fizemos um post para você identificar se o seu negócio precisa dessas estratégias). Claro que para dar conta dessa demanda que inevitavelmente vai chegar, estamos pesquisando e lendo muitos livros sobre UX Writing e compartilho aqui algumas pérolas da nossa biblioteca.
Um spoiler: a maioria das publicações é em inglês e não há tradução ainda. Nos países desenvolvidos de língua inglesa esse tema já está bem avançado e as marcas que estão no digital, de forma geral, já prestam atenção ao UX Writing.
Vamos às publicações!
A Niaw de Leon é uma UX writer experiente, que mora nas Filipinas e trabalha para clientes parrudos de todo mundo. Esse é um dos meus livros favoritos do assunto porque é voltado para makers e trata especificamente de um tema que é o coração do UX Writing, o microcopy.
Lógico que vamos tratar mais do microcopy aqui, mas, resumidamente, é o nome que damos às palavras, frases ou sentenças de um software ou site que ajudam a orientar o usuário. Por exemplo, quando você entra no Facebook, encontra a pergunta “No que você está pensando?” para te incentivar a postar alguma coisa, você está vendo microcopy.
O livro da Niaw é fundamental, cheio de insights e exemplos. Vale muito a pena para quem quer explorar mais, especialmente para quem quer produzir e aplicar.
Esse é um dos únicos livros em português que li até o momento (mas sei que há outros!) nessa jornada de conhecimento de UX Writing e é um dos mais famosos e conhecidos também. A autora também traz uma visão bem abrangente do tema, algo que vai além da redação e entra em planejamento estratégico de uma organização, destacando a necessidade de pesquisa junto ao público-alvo para melhor desenhar e escrever a experiência.
Fiz destaque em um trecho do livro no Kindle que acho fundamental quando tratamos do assunto:
“Os seres humanos são afetados por suas interações e não se esquecem do sentimento que associam às experiências”
Para quem quer ter uma ideia mais abrangente do UX Writing inserido no contexto todo de uma corporação, diria que esse é o livro mais indicado.
Também é um livro muito focado nas estratégias antes da escrita e muito valioso para profissionais. Gosto do approach estratégico proposto pelos autores: “Dê um passo atrás e foque na compreensão. Não pense em suas palavras como preciosidades. Pense nelas como ferramentas que ajudarão o usuário”. Eles teclam muito no ponto importantíssimo do UX Writing que é usar insights e informações do usuário para escrever.
Esse é um livro fundamental para dar o passo atrás sugerido pelo livro “Writing is Designing”. Steve Portigal é um especialista em pesquisa com consumidores ou grupos específicos para extrair insights para empresas. Nesse livro, ele compartilha com o leitor várias metodologias e técnicas não só para a abordagem em si, mas para a interpretação das informações levantadas em campo. Trabalho precioso e muito relevante para quem gosta de saber sobre comportamento do consumidor.
O livro de Amir Shevat sobre bots vale mais do que muito curso de UX Writing. Ele não apenas fala da sua experiência e fica no conceitual. Ele explora os tipos de bots, a anatomia de um bot, o desenvolvimento de um roteiro, os caminhos para enriquecer a conversa, as maneiras de se contornar os erros e limitações do bot, as maneiras de promover um bot, fazer o usuário se engajar, monetizar com ele, analisar seus resultados, o trabalho integrado com desenvolvedores e designers. Tudo isso com muito exemplo.
A leitura atenta do livro de Shevat vale mais do que muito curso de UX Writing.
Eu ainda gostaria de recomendar outras duas fontes de conhecimento sobre o assunto que venho consumindo ultimamente. Um é o blog da Niaw de Leon. Gosto da abordagem de insider e realizadora que ela faz dos assuntos. A outra fonte importante, na minha opinião, é a newsletter do UX Writing Hub. Toda quarta-feira chega no meu e-mail uma news recheada de assuntos fresquinhos, exemplos, avisos de eventos, portfólio de profissionais para inspirar, sugestão de leituras…Vale muito a pena se inscrever nela. Eles ainda têm um grupo no Facebook com discussões bem bacanas.
Já leu esses livros sobre UX Writing ou outras publicações sobre o assunto? O que achou? Compartilhe com a gente! Por aqui, seguimos ansiosos para tocar alguns projetos de UX Writing, que nos parece uma proposta tão dinâmica e vibrante e muito próxima do que já fazemos por aqui.
Vamos desenrolar sua história?
O conteúdo é uma eficiente ferramenta de comunicação e elemento estratégico para o negócio das empresas que atendemos.
Fique por dentro das novidades!
© 2025 Cabrun! Conteúdos - Todos os direitos reservados.