Nunca estive no Festival da Criatividade de Cannes, na França, mas já tem algum tempo que sempre acompanho as novidades de lá pelos veículos do trade publicitário, como o Clube de Criação, o Propaganda & Marketing e o Meio & Mensagem.
O que pude aprender à distância nesse ano é que parece que no mundo da publicidade, o menos é mais, tem sido extremamente valorizado novamente e felizmente. E que isso tem a ver com o conteúdo? Muito. Geralmente, as técnicas de comunicação seguem uma mesma tendência.
Na categoria impresso, por exemplo, o grand prix foi dessa carta aberta do Burger King para o McDonald’s, um case que deu bem mais o que falar do que isso. Comentamos aqui alguns meses atrás quando o Burger King convidou o maior concorrente global para uma ação conjunta misturando os dois hambúrgueres mais icônicos de cada uma das marcas. A peça impressa é bem simples em layout, não tem nenhuma firula, mas cumpre perfeitamente sua função com um texto claro, objetivo e bem construído. Isso é coisa rara hoje em dia, infelizmente.
Por alguns anos, o festival teve a categoria branded content. Falamos sobre elas aqui em alguns posts:
Cannes: Grand Prix da beleza interior
Cannes não teve Grand Prix em branded content em 2014
Mais um ano sem Grand Prix em branded content em Cannes
Nesse ano, a categoria não existe mais e eu, que já frequentei prêmios de conteúdo organizado por associações que reúnem agências de conteúdo, entendo o quanto era difícil para o mundo da publicidade primeiro definir a categoria e, em segundo, ter cases interessantes o suficiente inscritos majoritariamente por agências de publicidade, cujo foco é construir uma comunicação vendedora e não necessariamente construir relações por meio de conteúdo.
Nesse texto do Meio & Mensagem, Giovanni Rivetti, CEO da New Content, faz uma análise sobre a categoria e, ao que parece, também houve a valorização da simplicidade e eficiência por aqui. Destaque para o GP que foi do New York Times, com Displaced, uma produção em realidade virtual calcada em uma história muito bem contada e é esse segundo aspecto que foi digno de premiação.
Vamos desenrolar sua história?
O conteúdo é uma eficiente ferramenta de comunicação e elemento estratégico para o negócio das empresas que atendemos.
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