Há pouco mais de um mês, fiz um post baseado em um artigo original da Contently sobre áreas que se beneficiam do conteúdo em uma empresa além do marketing. Na ocasião, falamos sobre vendas, recursos humanos e comunicação interna. Hoje veremos mais quatro: relações públicas, atendimento ao consumidor, área de produtos e relação com os investidores.
Produtos
Uma sólida plataforma de conteúdo é sempre uma boa vitrine para conteúdos. Já falamos aqui no blog da Cabrun! de hubs de conteúdo e são todos bons exemplos disso. Outro exemplo citado no post da Contently é a conta do Medium Signal v. Noise com conteúdos referentes à área de atuação da Basecamp (design, negócios e tecnologia), empresa que desenvolveu uma ferramenta colaborativa para gerenciamento de projetos.
Relações públicas
No Brasil vejo poucos movimentos consistentes nesse sentido, mas a Contently trouxe um case na General Mills, o blog Taste, estrategicamente usado pela equipe de relações para os lançamentos da empresa. Com boas histórias, fica mais fácil convencer a mídia de que vale a pena falar sobre a empresa. É a mídia proprietária ajudando a promover a owned media,
Atendimento ao consumidor
Mais uma área que não utiliza plenamente o potencial do conteúdo no Brasil, mas se a empresa for bastante clara com o material digital, oferecer tutoriais e vasto acesso a conteúdo, além de satisfazer o consumidor, ela pode economizar no SAC. A Contetly menciona a Falcon Social, plataforma holandesa de automação de social media como exemplo. Eles sempre mandam estudos de caso e e-books sobre como otimizar os serviços.
Relacionamento com investidores
O investidor é um stakeholder importantíssimo para uma empresa de capital aberto. A comunicação voltada para ele tem que ser clara e precisa, com histórias que mostrem o valor da empresa, mais do que tentem vende-la.
Vamos desenrolar sua história?
O conteúdo é uma eficiente ferramenta de comunicação e elemento estratégico para o negócio das empresas que atendemos.
Fique por dentro das novidades!
© 2025 Cabrun! Conteúdos - Todos os direitos reservados.