A Coca-Cola decidiu transformar seu site em uma revista eletrônica, a Coca-Cola Journey, substituindo conteúdo institucional e estático por material dinâmico, amplo e alinhado a um planejamento editorial bem feito e alinhado às premissas da empresa.
O primeiro país a ganhar essa repaginada foi os Estados Unidos e outros vieram na sequência, como a Austrália, a Alemanha e a Nova Zelândia. Todos seguem as diretrizes de Atlanta, usando parte do conteúdo que é produzido globalmente para ficar armazenado no hub, mas dá para perceber que também existe uma coordenação local e alguns assuntos mais regionais para o projeto fazer mais sentido em alguns países.
Um aspecto que achei bem interessante é que as pautas geradas pelo universo da empresa são sempre bastante focadas em histórias, como por exemplo, o perfil do artista de rua brasileiro que criou a identidade visual da Coca-Cola para a Copa de 2014, ou uma ONG de Nova York voltada para transformar ex-presidiários em empreendedores, uma vez que encontrar emprego após a temporada na cadeia é bastante difícil. Até mesmo as pautas institucionais mais chatas, como o aproveitamento da cadeia de fornecedores da empresa para distribuir remédios em países em desenvolvimento, ganham nova roupagem com fotos bonitas e um texto que puxa pelos aspectos humanos do assunto.
Acho bacana a atitude da Coca-Cola em buscar mais informação e entretenimento. Acho que guardadas algumas proporções, pode ser copiada por algumas empresas que tenham um repertório grande a explorar e capacidade de investimento em produção de textos e imagens.
Vamos desenrolar sua história?
O conteúdo é uma eficiente ferramenta de comunicação e elemento estratégico para o negócio das empresas que atendemos.
Fique por dentro das novidades!
© 2024 Cabrun! Conteúdos - Todos os direitos reservados.