Falei em uns posts atrás, quando mostrei o case Habib’s e Ragazzo, que eles tinham feito uma coisa que marca nenhuma devia fazer: tocar no tema política, ainda mais nos tempos conturbados que estamos vivendo. Um case do Ben & Jerry’s me fez mudar de ideia em relação a isso. Não é um tema para qualquer um e nem de qualquer jeito, mas a marca de sorvete conseguiu abordar o assunto de uma forma muito relevante e dentro de um contexto de marca, que desde que aterrissou aqui no Brasil vem batendo na tecla (e na hashtag) #pazamoresorvete.
A marca de sorvete, que sempre se expressa e mostra o posicionamento em relação a temas atuais como a causa LGBT ou as questões de sustentabilidade, chamou amigos que têm opiniões diferentes em relação à situação atual da política brasileira e estão meio distanciados por conta dessas divergências. O conteúdo, apresentado em formato de vídeo divulgado no começo de abril, traz uma conversa frente a frente entre esses conhecidos, em que eles são livres para expor civilizadamente os motivos pelos quais apoiam um ou outro lado, concordam ou discordam com uma ou outra vertente. Eles deveriam debater assuntos quentes e causadores de discórdia como mídia, Lava Jato, panelaço e manifestações enquanto saboreavam os sorvetes da marca.
Por que o case do Ben & Jerry’s é bacana e do Habib’s ruim, na minha opinião? Primeiro, o do Ben & Jerry me parece uma ação planejada enquanto o do Habib’s me parece uma ação oportunista. O da marca de sorvete está a favor da construção de uma marca. Veja que além do #pazamoresorvete, eles levantam a bandeira #AmoréProgresso (uma feliz e respeitosa brincadeira com a frase da bandeira do País) e convidam as pessoas a discutirem com amor. Existe um discurso forte que sustenta a ação toda. O discurso da ação do Habib’s é questionável: Quero Meu País de Volta!. De volta a que ponto? Quando foi uma maravilha, enfim…acabou ganhando um tom partidário do qual as marcas, a meu ver, devem manter total distância.
Veja a diferença para essa maravilha do Ben & Jerry’s.
Vamos desenrolar sua história?
O conteúdo é uma eficiente ferramenta de comunicação e elemento estratégico para o negócio das empresas que atendemos.
Fique por dentro das novidades!
© 2025 Cabrun! Conteúdos - Todos os direitos reservados.