Eu sempre digo que apesar de a produção de conteúdo ter se tornado popular entre as marcas nos últimos anos, com uma impulsão vinda sobretudo da força do digital e das conexões em rede social, o mercado tem uma escassez danada de bons profissionais e isso se reflete no que vemos por aí: panfletos, catálogos e portfólios eletrônicos confundidos com conteúdo.
Muitos donos de negócio ou responsáveis por comunicação dentro das empresas às vezes chegam para me consultar, mas se dizem satisfeitos com o que estão fazendo. Quando vou dar uma olhada para poder comentar, vejo que a maior parte cai em um ou vários desses erros comuns:
1) Ainda confundem publicidade com conteúdo.
2) Não têm qualquer entendimento das personas.
3) Têm criatividade limitada e não enxergam como relacionar suas soluções ao dia a dia das pessoas.
4) Usam os recursos e plataformas que todo mundo está usando sem entender se vale a pena para o negócio.
É muito comum também, que além de algum desses equívocos apontados, algumas marcas não tenham projeto editorial e as redes girem em torno dos serviços que oferecem e clientes que atendem. Bom, ter cliente é uma premissa para uma empresa existir, então ter uma proposta de conteúdo totalmente baseada nos clientes não faz muito sentido e é cansativa para o público.
Eu deixo umas ideias práticas para empresas que estão ainda nesse lugar e estão interessadas em ter conteúdo de verdade.
Fica uma dica final: seja equipe interna ou externa, procure pessoas que saibam o que fazer em termos de produção de conteúdo. Se quiser falar com o time da Cabrun!, vamos marcar um papo.
Vamos desenrolar sua história?
O conteúdo é uma eficiente ferramenta de comunicação e elemento estratégico para o negócio das empresas que atendemos.
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