Um dos conteúdos mais acessados do blog da Cabrun! de todos os tempos é um texto escrito em 2015 sobre hubs de conteúdo. Na época, havia feito uma seleção de hubs de algumas marcas que vinham apostando nisso e que eu acho bem inspiradores.
Passados quase seis anos dessa publicação, tenho duas observações. A primeira é que inevitavelmente é um tema que desperta muito interesse e isso eu sei não apenas pelas informações do nosso Google Analytics, mas pelas conversas que tenho com muito gestor de marca no dia a dia. A segunda é que, como já destacado em 2015, poucas empresas conseguem colocar em prática o projeto de um hub de conteúdos porque é uma iniciativa que demanda recursos financeiros, esforços internos, propostas consistentes, assiduidade na produção e publicação e equipes competentes e capazes de pensar em diversidade de formatos e abordagens.
A seguir, fiz um pequeno update do post de 2015 justamente porque não me deparo com tanta frequência com hubs de conteúdos incríveis. A partir do CMO by Adobe, os conteúdos são os que estavam no post original. Note que de todos o da Natura é o único que não resistiu ao tempo. Acredito que um pouco por causa das situações que listo acima e também porque as empresas brasileiras ainda não têm tanta maturidade em relação à produção de conteúdo, enxergando essas iniciativas como investimento de longo prazo. E olha que estamos falando de uma empresa gigante, imagina as de menor porte e com menor potencial de investimento.
Bom, mas vamos ao que interessa: os hubs de conteúdo mais inspiradores de hoje e de 2015.
Já falei da Sallve em outros momentos aqui no blog (descrição de produtos no e-commerce) porque gosto da consistência da comunicação da marca. O blog da Sallve é tratado como um hub de conteúdo sobre skincare. Vale a pena conhecer.
O blog da KitchenAid, que tem o sugestivo nome de Amo KitchenAid, também é totalmente inspirador e tem divisões ótimas para o usuário mergulhar ainda mais no universo da marca: Minha KitchenAid, Ocasiões e Inspiração.
O Peter Paiva é uma figura conhecida no universo dos cosméticos artesanais e tem um site em que reúne cursos, um e-commerce de produtos e uma área interessantíssima chamada Soap Pédia em que reúne várias palavras ligadas à saboaria, de ingredientes a substâncias químicas e instrumentos de produção.
Cheguei a esse conteúdo fazendo benchmarking para o projeto de um cliente. A Mr. Poter é uma marca americana de artigos para o público masculino (de roupas a itens de barbearia) e tem o seu The Journal, uma espécie de blog com projeto editorial superconsistente que trata muito do estilo de vida condizente com o perfil do público.
Site da Adobe voltado para profissionais de marketing. Tem bastante foco em temas de marketing digital e tem uma interface limpa e amigável, como a de um portal. A plataforma, com informações úteis e formatos variados, é usada como espaço para aprofundar as relações com o consumidor. Na pauta, temas como realidade virtual, social media, buyer personas, etc.
O Airbnb parece ter entendido a maneira como as pessoas buscam informações quando pensam em viagem. Para que o usuário encontre a localização perfeita em Buenos Aires, por exemplo, eles oferecem opções como vida noturna, fácil acesso, adorado pelos portenhos, bom para as compras, etc., e o filtro é feito por aí. O conteúdo é estático e bem enxuto, mas de bom tamanho para a proposta do negócio.
Bem interessante visualmente, o blog da Antropologie parece um painel de Pinterest. O conteúdo é igualmente chamativo. Fala de estilo de vida, decoração, moda, traz perfis de personalidades, dicas para receber bem, entre outros temas que estão no DNA da marca. Esse case da Antropologie mostra que é possível vender e oferecer conteúdo relevante e visualmente atraente ao mesmo tempo.
Um exemplo nacional: o site Adoro Maquiagem da Natura. Aqui, a marca decidiu conversar com o público interessado em suas maquiagens e deu foco nisso, deixando de lado a linha de perfumaria e cosméticos. Às vezes é bom fazer esse tipo de seleção para deixar o conteúdo mais selecionado. Há uma abordagem interessante do universo maquiagem dentro do universo da marca. Destaque para a presença da badalada blogueira Camila Coelho, que deve elevar significativamente o alcance do conteúdo postado na plataforma.
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