Sou uma grande fã do formato newsletter para a produção de conteúdo. E tem dois motivos principais.
O primeiro é que newsletters estão dentro do contexto do marketing de permissão. Isso significa que é uma estratégia direcionada a um determinado público e supõe confiança e consentimento.
Ou seja, eu autorizo que alguma marca ou alguém me envie suas newsletters porque eu estou interessada naquele assunto, confio naquela pessoa ou naquela marca e acredito que os conteúdos que virão por ali vão acrescentar algo para mim: conhecimento, insights, entretenimento, subsídio para a tomada de decisões, inspirações, novas perspectivas sobre determinados assuntos…o que seja…
O segundo motivo que me faz apreciar a newsletter é o fato de ter que haver necessariamente um projeto editorial e planejamento para sustentar a iniciativa.
Não dá para desperdiçar a oportunidade única do aceite do público para as suas comunicações entregando conteúdo malfeito e pouco estruturado em troca. Resumidamente, assumir a responsabilidade de fazer uma newsletter é um fator que necessariamente eleva o nível de comunicação da empresa.
Produzir uma newsletter obriga a pensar no que se está fazendo para fazer o melhor e envolver positivamente aquela comunidade predisposta a se relacionar.
Uma newsletter com assinantes espontâneos traz muitas oportunidades para estreitar o relacionamento com o público de interesse e é um espaço perfeito para:
Se você cogita a ideia de incluir uma newsletter no seu mix de comunicação, vale fazer algumas reflexões antes:
Se você respondeu sim a essas perguntas e tem condições de desenvolver um projeto de comunicação sério e consistente, provavelmente o seu negócio pode se beneficiar muito de uma newsletter.
Deixo aqui uma listinha de newsletters que amamos de áreas e assuntos diversos para você se inspirar na hora de montar a sua:
Bits to Brands: essa é a newsletter da Beatriz Guarezi sobre marcas e tecnologia. Como ela mesma define, “é o lugar por onde as pessoas por trás das marcas encontram inspiração para refletir, agir e evoluir”.
Eat Your Nuts: uma newsletter para saciar a sede de conhecimento e tornar os leitores pessoas mais interessantes. Trata de generalidades e atualidades de um jeito bem leve e divertido, mas, ao mesmo tempo, com a profundidade que os temas merecem.
Brasis: curadoria do melhor do jornalismo digital produzido pelas associadas à Associação de Jornalismo Digital (Ajor). Um refresco e boa surpresa para quem não se contenta com o jornalismo tradicional.
Sex With Emily: a sexóloga americana Emily Morse tem uma ampla plataforma de conteúdo para divulgar seu trabalho e ajudar as pessoas a destravarem suas vidas sexuais, sendo a newsletter uma delas.
Luiza Perea: a newsletter dessa marca de sapato é pura poesia nas palavras de Cris Lisboa, que traz gentilezas e curadorias de afetos em meio a calçados.
Seth Godin: bons insights diários vindos de um dos profissionais de marketing mais influentes e sensatos da atualidade.
Brainstorm Road: é a newsletter de uma comunidade voltada para pessoas que querem realizar projetos dos sonhos. “Nós temos filhos, trabalho diário e responsabilidades de adultos. Nós também temos sonhos. Brainstorm Road é onde trabalhamos neles”.
A inclusão de newsletter na produção de conteúdo é um tema que vamos explorar mais na Cabrun!. Vamos ainda falar de plataformas e detalhar boas práticas. Particularmente, eu acredito que o formato será cada vez mais usado e que algumas empresas conseguirão, inclusive, fazer segmentações e aproveitar da melhor maneira possível essa possibilidade comunicação direta, consentida e desejada pelos seus públicos.
Vamos desenrolar sua história?
O conteúdo é uma eficiente ferramenta de comunicação e elemento estratégico para o negócio das empresas que atendemos.
Fique por dentro das novidades!
© 2025 Cabrun! Conteúdos - Todos os direitos reservados.