Mesmo sendo uma rede social profissional, há uns três anos mais ou menos tenho notado que tem aumentado a demanda por storytelling no LinkedIn. Essa busca não está restrita às company pages, que são espaços das empresas dentro dessa rede. Profissionais autônomos, CEOs e executivos estão cada vez mais interessados em profissionalizar e aprimorar suas narrativas com os conteúdos publicados no perfil pessoal do LinkedIn.
Faz sentido essa movimentação. Nas redes sociais, por mais bem-feitas que sejam as páginas empresariais, as pessoas gostam de se conectar com pessoas e essa é uma premissa básica que precisa ser considerada mesmo quando estamos falando de uma plataforma de conexões profissionais sobretudo.
Seja o CEO, sejam os executivos de alto escalão ou até funcionários estratégicos, se há nos conteúdos que eles compartilham uma narrativa com as mensagens centrais de determinados negócios embutidas, maiores as chances de sucesso para empresa na rede social profissional.
Um profissional com conteúdo alinhado às premissas da empresa no LinkedIn tem as seguintes vantagens:
Pelas nossas experiências e observações, a produção de conteúdo ideal para perfis pessoais no LinkedIn deve seguir alguns critérios.
Não dá para ser porta-voz de uma empresa e ser low profile ao mesmo tempo. Seja você o dono ou um funcionário que vai usar o LinkedIn pessoal para beneficiar a marca para a qual trabalha, se não houver frequência de publicação, é inútil desenhar um trabalho estratégico nesse perfil.
O LinkedIn também segue uma lógica de algoritmos, portanto, quanto mais conteúdo relevante e estratégico for compartilhado, melhor. Não precisa ser frenético, mas não pode ficar longas temporadas sem dar as caras.
Ao trabalhar os perfis pessoais, é muito importante trazer elementos da vida pessoal aos posts de vez em quando. De preferência em alinhamento com questões profissionais. Ex: celebração de formatura de um filho, lembranças de um momento da vida pessoal importante para o desenvolvimento como o todo, um aniversário de casamento com valorização da contribuição da parceria para a trajetória profissional.
Seguramente serão os conteúdos de maior engajamento do perfil, mas ainda assim eles devem ser bem cuidados e planejados. Não podem ser vazios e aleatórios.
É muito importante que os compartilhamentos de conteúdos, sejam eles das company pages, sejam de links de assuntos relacionados à área da empresa e área de atuação profissional, venham sempre acompanhados de um ponto de vista autêntico do dono ou dona do perfil pessoal trabalhado.
Trazer essa opinião e/ou posicionamento é importante para a construção de autoridade e aproxima o discurso das demais conexões. Uma observação aqui é que o tom de voz tem que ser o mais parecido possível com o do dono do perfil. É uma pessoa expansiva que costuma brincar e usar gírias? É permitido. É alguém mais pragmático e analítico? A linguagem precisa acompanhar.
O LinkedIn, assim como o Twitter, vem ampliando as possibilidades de formato para apoiar o desenvolvimento do storytelling, tanto nas company pages quanto nos perfis pessoais.
É bom incluir esses diversos formatos no planejamento e mesclar enquete, artigo, newsletter, publicação simples, documentos pdf (é o tipo de post que se bem-executado performa bem) e vídeos.
Vale lembrar que as pessoas estão conectadas nas redes sociais para poderem ver, ser vistas e interagir umas com as outras. Certifique-se de que há monitoramento cuidadoso no perfil pessoal o suficiente para responder a essas interações e que esse perfil também esteja, na medida do possível, em movimento com relação aos posts feitos pelas pessoas que estão conectadas a ele.
Parece bobagem, mas não é. Antes de dar sequência ao trabalho profissional e estratégico em cima de um perfil pessoal no LinkedIn, tenha certeza de que as informações estão completas e corretamente preenchidas, que as áreas de interesse estão devidamente assinaladas, que há foto atual e adequada e uma imagem de capa condizente.
Você tem trabalhado estrategicamente os conteúdos do perfil pessoal do LinkedIn? Acha que é importante para você ou para alguém da sua empresa? Na Cabrun!, realizamos trabalhos com esse perfil. Se quiser saber mais, entre em contato. Vamos adorar desenrolar essa história com você!
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