Como escrevi lá no post sobre o Seminário Aberje Content, um dos participantes foi Eduardo Pugnali, gerente de inteligência de mercado do Sebrae-SP. Em sua apresentação, ele contou que a empresa tem uma house, com equipe interna para a produção de conteúdo e que os vídeos têm ganhado destaque no mix de comunicação. “As pessoas preferem assistir vídeo a ler. A gente optou por uma produção de vídeo mais forte, é onde a mensagem está indo”, afirma.
Achei interessante o formato e o Kaique Delapola, do departamento de Inteligência de Mercado do Sebrae-SP, me ajudou a elucidar algumas questões. O “Conte Sua História” é um projeto especial de comunicação transmídia iniciado em março desse ano, com a captação das histórias. Além do vídeo, são produzidas fotos e textos, publicadas no Jornal do Negócio e replicadas em publicações que tratam do tema de empreendedorismo como os portais Exame.com e Pequenas Empresas Grandes Negócios. Em 18 de maio desse ano o primeiro vídeo foi ao ar, com a história dos donos do brechó Vintage Shop. A proposta da série é possibilitar uma reflexão clara e objetiva sobre os desafios de empreender no Brasil, inspirar potenciais empreendedores e mostrar que, com empenho e dedicação, é possível transformar o sonho de ter o seu próprio negócio em realidade.
Mais de 500 empreendedores já inscreveram suas histórias e essa base de dados, além de ser o ponto de partida para a seleção de cases a serem filmados, acaba ajudando a equipe de relações com a mídia e indicar personagens. Os perfis de empreendedores são variados.
Vídeo com emoção
Para o sucesso do formato é fundamental uma dose de emoção. “O objetivo da série é inspirar as pessoas, mostrar que é possível ser dono de um negócio, mudar de vida. Neste sentido é inevitável que o lado emocional do empreendedor apareça. Sabemos como é difícil levar uma empresa adiante e quando ele relembra a própria trajetória, via de regra, se emociona. Ainda que não seja um critério de seleção, a componente emoção está presente na maior parte das histórias”, conta Delapola.
Embora não o principal critério, a equipe reconhece que a emoção faz a diferença para contar uma boa história e engajar a audiência. “Diferentemente de um vídeo de orientação técnica ou de mera apresentação de cases de sucesso, os episódios mostram a trajetória, erros e acertos do empresário em destaque, contados por ele mesmo. Essa abordagem humaniza o relato, mostrando que o sucesso nos negócios é uma questão complexa e repleta de variáveis”, diz Delapola. O Sebrae-SP não é mero coadjuvante e participa ativamente na construção dessas histórias. Há cases com clientes que utilizaram o apoio do Sebrae desde a concepção do negócio até a história do jardineiro que trabalhava no prédio da empresa, ouvia as palestras e decidiu empreender.
Vamos desenrolar sua história?
O conteúdo é uma eficiente ferramenta de comunicação e elemento estratégico para o negócio das empresas que atendemos.
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