As empresas têm buscado dar saltos em marketing de conteúdo. Com mais de 10 anos de experiência nesse mercado, tenho observado nos últimos quatro, pelo menos, avanços quantitativos e qualitativos importantes, sendo a pandemia (pois é, pasmem!) um importante fator de aceleração desse movimento.
São novos tempos e a publicidade não dá conta sozinha da comunicação transparente que o público exige. Tampouco é capaz de sustentar um relacionamento de longo prazo com o consumidor e explicar com clareza todas as propostas do negócio. Em muitos casos, dependendo do segmento de mercado, o marketing de conteúdo deixa de ser o braço de apoio para ser protagonista absoluto das estratégias de comunicação.
Aqui na Cabrun!, além de acompanhar de perto clientes de diferentes setores na estruturação e sustentação de suas narrativas com base em marketing de conteúdo, estudamos muito o tema. Com base em experiência e acompanhamento de tendências, preparamos esse texto com os 7 assuntos que vão turbinar o marketing de conteúdo em 2023. Pode anotar e apostar neles que (com bom planejamento, orientação e execução, claro), vai ser sucesso na certa ✨ .
As empresas precisam se dar conta da diversidade dos seus stakeholders (seja o consumidor final, o colaborador, o investidor) e aprender definitivamente a se relacionar de uma maneira inclusiva e respeitosa com eles. A pena para os negócios que contrariem essa premissa é a extinção.
Mas, como eu destaquei no texto “Sua empresa está preparada para a linguagem inclusiva?”, é fundamental que esse movimento seja resultado de um ato ético e não estético. Portanto, olho nisso 👀
Seu conteúdo é rei, parece que tem um formato disputando o posto de best friend forever. Estamos falando do áudio. O Brasil já é o terceiro país que mais consome podcast, atrás apenas da Suécia e da Irlanda. São mais de 30 milhões de ouvintes.
Até agora, acho que poucas marcas entenderam a dinâmica e se aproveitaram do potencial do áudio. Muita coisa bacana pode ser criada ainda e chegar a um público interessado e cativo.
Apenas como inspiração, dê uma olhada no podcast “Letra no canto da boca”, em que a escritora Lorena Portela lê em voz alta algumas coisas que escreve.
Também é comum que muitas empresas que chegam até nós, mesmo já tendo tido alguma iniciativa de produção de conteúdo, não tenham a menor ideia do que funcionou e do que não. Isso porque não tinham entre seus recursos internos ou nas agências que contratam apoio qualificado para extrair essas informações das ferramentas de análise e usar os dados para insights e formulação e reformulação das propostas.
Coloque uma coisa definitivamente na sua cabeça: conteúdo mal-feito, mal-planejado e mal acompanhado, desalinhado às estratégias do negócio, é um caminho certeiro para jogar dinheiro fora 💸 💸 💸
As empresas têm prestado cada vez mais atenção às necessidades do público interno. Especialmente com a adoção do home office e do trabalho híbrido, acentuou-se a necessidade de boa comunicação entre os times. A comunicação interna tem ganhado outros ares e a proposta de informação e transparência do conteúdo cai muito bem, independentemente dos formatos escolhidos pelas empresas.
Aliás, comunicação interna não é mais exclusividade de multinacionais. Todo negócio precisa pensar em informar, motivar e engajar com boa comunicação esse stakeholder tão importante que é o público interno.
Os consumidores e a sociedade em geral estão interessados no que a empresa tem a oferecer além dos seus produtos e serviços, na postura e no respeito que tem com o entorno. Empresas sem propósitos maiores do que vender, independentemente do setor em que atuam, estão condenadas à morte precoce.
Environmental, social and governance. Meio ambiente, social e governança são conceitos que chegaram para ficar e vão definir a perenidade dos negócios. É importante que as empresas saibam comunicar bem como o ESG reverbera no seu dia a dia. Quem não o fizer, por mais que esteja alinhado ao conceito, perde essa vantagem competitiva.
Essa é, aliás, uma das premissas do marketing de conteúdo. Mostrar e não contar ou usar os espaços de mídia proprietária das empresas para autoelogios baratos e infrutíferos que não agregam nada ao público. Mas, ainda vejo essa prática às pencas por aí…
O bom é que o público rejeita veemente e obriga a mudanças de rotas.
É muito comum também que as empresas concentrem os esforços em conteúdos de atração de novos clientes e se esqueçam de manter o relacionamento com aqueles que já estão na casa ou, pior ainda, esquecem de reafirmar a sua importância e eventualmente até aumentar o ticket médio com quem já deu o passo mais difícil que é aceitar a experiência com a sua empresa. O marketing de conteúdo é um grande aliado para o pós-venda e precisa ser cada vez mais usado dentro dessa perspectiva de jornada completa.
Essas são as nossas apostas com relação aos assuntos que têm mais potencial de movimentar o marketing de conteúdo em 2023.
Sua empresa tem necessidades específicas em algum desses pontos ou precisa rever as estratégias de conteúdo de ponta a ponta? Vamos conversar! Enquanto isso, recomendamos também a leitura do texto: “Quais são as principais tendências em marketing de conteúdo para 2023?”
Vamos desenrolar sua história?
O conteúdo é uma eficiente ferramenta de comunicação e elemento estratégico para o negócio das empresas que atendemos.
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