Eu sempre falo por aqui que salvo raras exceções, o site deve ser o centro de todas as mídias proprietárias de uma marca, especialmente se a empresa comercializa produtos ou serviços por esse canal. Existe um grande desafio embutido aí que é: como gerar tráfego para o site?
Diferente de um portal de notícias ou das redes sociais, que o usuário busca espontaneamente e com frequência, uma empresa precisa de muitas investidas e artifícios para direcionar público para o seu site e ainda convencê-lo a tomar as atitudes desejadas: comprar, se inscrever, se cadastrar, baixar o e-book ou o que seja.
Listo nesse texto algumas estratégias que podem e devem ser utilizadas para o êxito nessa empreitada. Um spoiler é que aquelas que envolvem conteúdo são as mais consistentes e com resultados mais sólidos a longo prazo. 😉
O sucesso de um site começa com a maneira com a qual ele foi construído. Escolheu uma plataforma com boa indexação nos buscadores? Todas as informações sobre o negócio estão claras, disponíveis e em linguagem acessível? O site carrega rápido? O layout é limpo, amigável, intuitivo? Pensou em usabilidade e experiência do usuário nas diferentes telas?
Por experiência própria eu digo: fazer um site correto é um trabalho enorme e precisa envolver bons programadores, designers e redatores. Se não for assim, os esforços em levar o usuário para o seu site podem ser em vão.
Para começar a entender o que caracteriza um bom site, recomendo esse texto que temos aqui no blog: “Um guia de usabilidade e experiência do usuário: Não me faça pensar.”
Ter um site constantemente atualizado com conteúdos do repertório da empresa que possam captar a atenção do consumidor não só é mais atraente e estimula a navegação como contribui para que a página da sua empresa se destaque nas buscas que o usuário faz sobre os assuntos que lhe interessam e esse é o melhor dos cenários: atrair para a página pessoas realmente interessadas no que você tem a oferecer.
Mas…isso só funciona se o tópico número 1 estiver bem resolvido e se você trabalhar com produção de conteúdo estratégica e textos produzidos com estrutura para responder à busca orgânica.
Recomendo muito que leia esse conteúdo sobre “Por que você precisa pensar em textos SEO para a sua comunicação?”.
É importante usar bem as redes sociais e direcionar os usuários que transitam por lá para a visita e ações desejadas dentro do seu site. Não adianta fazer dancinhas aleatórias no TikTok e seguir as trends nos Reels se o conteúdo não está estrategicamente elaborado para desenvolver o seu negócio.
Quer saber uma plataforma que ajuda bastante para o tráfego no site, mas que muita gente não dá a devida importância? O Google Meu Negócio.
Veja esse texto aqui: “3 motivos para cogitar ter conteúdo no Google Meu Negócio”.
O marketing de influência, quando bem planejado e executado, pode ser um grande impulsionador de tráfego para o site das empresas. A escolha dos influenciadores é o fator-chave para o êxito dessas ações se a ideia é ter leads extremamente qualificados.
Um ponto importante a ser observado aqui é que muitas vezes nanoinfluenciadores que tratam de assuntos nichados podem funcionar melhor do que os grandes influenciadores e as celebridades especialmente se você valoriza a qualidade do tráfego em detrimento do volume.
Quanto mais alinhado o perfil do público às ofertas do seu negócio, maiores as possibilidades de conversão que é o que todo mundo quer no final das contas.
Via de regra, entre outras tarefas, uma assessoria de imprensa fará a ponte da sua empresa com os jornalistas, estreitando o relacionamento com os veículos e apresentando os porta-vozes da sua empresa como fonte qualificada para os assuntos que interessam para o seu negócio.
Conquistar esses espaços de credibilidade tem valor imensurável. As pessoas podem fazer buscas ao ler ou ouvir o nome da sua empresa e nas versões digitais, alguns veículos já colocam o link direto para o site, o que é uma oportunidade.
Inegavelmente, investimentos em Google Ads são importantes para turbinar e acelerar a geração de tráfego para o site. Mas, todo mundo sabe disso, então é fundamental ter estratégias de diferenciação que passem pelo conteúdo e desenvolvimento orgânico, além de encontrar caminhos de diferenciação da concorrência.
De que adianta levar tráfego para um site que não está funcional, que não cativa o usuário e tampouco responde às suas questões, dores, desejos e anseios? Chegar ao ponto de equilíbrio entre conteúdo e atração orgânica para o site e anúncios é o melhor dos cenários.
Um dos desafios do seu negócio é gerar tráfego para o seu site? Converse com a equipe Cabrun! e vamos pensar juntos nas estratégias.
Vamos desenrolar sua história?
O conteúdo é uma eficiente ferramenta de comunicação e elemento estratégico para o negócio das empresas que atendemos.
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