Você já deve ter ouvido falar da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que entrou em vigor em agosto de 2020. Se a sua empresa lida com dados de pessoas, nem que seja para envio de e-mail marketing de aniversário, idealmente, você precisa prestar atenção e fazer as manobras necessárias para se ajustar às premissas da lei.
Aqui na Cabrun!, uma das missões do ano é nos dedicarmos a isso em relação à nossa própria comunicação para evitarmos qualquer tipo de problema futuro.
Para conhecer melhor a LGPD e saber mais sobre a implementação em corporações de diferentes segmentos, recomendo fortemente que baixe e leia o e-book do Jota “Proteção de dados e experiências setoriais: a visão do setor privado na implementação da LGPD”.
Aqui, separei aqui 3 pontos sobre LGPD com base em dúvidas e preocupações dos nossos clientes e prospects no que diz respeito a marketing de conteúdo para você considerar e procurar se adequar também:
1. A relação da LGPD com a produção de conteúdo
Reparou que em muitos sites que visitamos nós só conseguimos evoluir na navegação a hora que aceitamos os termos de privacidade e o uso de cookies? Muitas vezes aceitamos para concluir logo nossos objetivos sem dar muita atenção, mas isso significa que a empresa está fazendo um movimento para se adequar. No que diz respeito à comunicação, a LGPD tem reflexos em basicamente duas atividades: o envio de comunicações para a base de clientes e prospects e configurações de publicidade online com base em dados de clientes e prospects e pessoas que deixam rastros de navegação em suas mídias.
A LGPD sugere que haja uma relação mais transparente da empresa com seus públicos em relação à coleta e uso dos dados pessoais, dando ao usuário o poder de permitir ou recusar o uso dos seus dados para qualquer finalidade.
Em tese, as empresas só devem se relacionar proativamente no ambiente digital com pessoas que claramente as autorizem a fazê-lo. Grandes plataformas de disparo de e-mail marketing, como o MailChimp, por exemplo, já têm ferramentas para que seja feita essa limpeza da base.
2. Captura da atenção do consumidor, cliente e prospect com o qual você já se relaciona para o assunto
Evidentemente, fazer configurações para que novos entrantes já entrem para uma base de contato limpa, digamos assim, é bem mais fácil. O que é difícil para adequação à LGPD é buscar essa autorização do público com o qual você já se relaciona frequentemente. Comecei a prestar bastante a atenção em algumas empresas que têm os meus dados e se comunicam regularmente comigo sobre como elas estavam conduzindo esse processo. De modo geral, estão sendo bem diretas e transparentes.
Veja:
Envio de um e-mail marketing com um texto bem claro sobre a necessidade de atualização dos dados para melhoria dos serviços e atendimento, inclusive.
A empresa focada em “prazer feminino” enviou um e-mail para atualizar o cadastro e como chamariz para que o público realmente se movimentasse em direção a isso, fez um sorteio.
O consultor Rogério Matofino mandou uma sequência de e-mails e eu não dei muita atenção. Aí veio um ultimato, mas muito gentil. Mostro esse caso para lembrar que é preciso estratégia e um pouco de persistência para “limpar essa base” e trabalhar dentro das premissas da LGPD.
3. Persistência e aproveitamento da oportunidade para se preocupar com quem importa
Adequar-se à LGPD é uma tarefa um tanto complexa? Sem dúvidas, como vimos com os exemplos acima, mas é o caminho para a empresa seguir suas comunicações dentro da lei, embora muitas, acredito, nunca virão a ter problemas com esse assunto. Na dúvida, é sempre melhor prevenir.
A recomendação que dou as empresas é que sejam estratégicas e persistentes para aumentar as chances de sucesso com a iniciativa. Outra coisa importante é encarar o assunto como uma oportunidade de aperfeiçoar o processo e a efetividade da comunicação com o público que realmente importa e não enxergar como tarefa protocolar e burocrática.
Quer saber mais sobre a LGPD e marketing de conteúdos? Vamos marcar um papo para eu entender como posso ajudar.
Vamos desenrolar sua história?
O conteúdo é uma eficiente ferramenta de comunicação e elemento estratégico para o negócio das empresas que atendemos.
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2 Comentários
Fiquei absolutamente entusiasmado em aparecer aqui como uma referência de boas práticas. Obrigado, Meninas!
Depois, entrei no CRM e verifiquei que o aceite (opt-in) aconteceu e prova que esse “trem” funciona mesmo.
Agora, reforço que no caso específico do Brasil, das 11 bases legais da LGPD, três geram impacto direto nas operações de marketing/venda em absolutamente 100% da empresas e é preciso atentar-se minimamente nas sugestões do texto acima. Além disso, deixar claro para o usuário qual é de fato sua intenção, qual é a finalidade de manter o cadastro na sua base.
PARABÉNS, CABRUN!!!! O blog de vocês é lindo, gostoso de ler 🙂
Rogério, que legal que gostou e que aprecia o nosso blog de forma geral. Ficamos muito felizes. E, sim, você mandou muito bem na sequência de comunicações sobre o assunto. Parabéns!