Para a maioria dos empreendedores, digital tem importância “enorme” para o negócio

29 de setembro de 2017 | Sem categoria

Digital_redimensionado

Ao longo desses quase cinco anos de atividades, a Cabrun! teve a oportunidade de se relacionar com empreendedores e profissionais autônomos de diversas áreas e entender um pouco sobre as angústias e desejos deles em relação à divulgação de seus produtos e serviços. Está muito evidente para esses grupo a necessidade de se comunicar adequadamente e muitos já compreendem que o conteúdo é a melhor opção de fazê-los, por alguns motivos: é o que cabe no bolso da maioria deles, é o que permite formas mais autênticas de expressão e é a técnica que parte de uma premissa de transparência e respeito à inteligência do consumidor, aspectos que estão bastante em alta hoje em dia.

Foi a partir desse conhecimento que montamos a proposta do Workshop de Produção de Conteúdos para Mídias Digitais, desenvolvido sob medida para o empreendedor e o profissional autônomo que deseja aprender a transformar os assuntos da sua empresa em conteúdos relevantes para o público que deseja atrair, fornencendo todas as ferramentas de planejamento, organização da produção e avaliação da performance, que é a parte que mais tira o sono dos empreendedores em relação ao conteúdo. Antes do início da primeira turma do workshop, fizemos uma pesquisa com os 11 participantes para que eles avaliassem em que estágio estavam em relação à comunicação digital. Uma coisa que nos chamou atenção é que para 66,7% deles, a importância do digital para o negócio é “enorme” e eles veem grande potencial de expansão da base de clientes e prospecção pela web. Para 33,3% a importância do digital é média, já que o offline ainda é bastante importante para o fechamento de negócios. Ainda assim, esse último grupo considera importante ter um bom posicionamento no digital.

Avaliação e retorno

O ponto de maior dificuldade (66,7%) deles é não saber como verificar se os conteúdos estão dando resultado. Na sequência, entre os maiores entraves estão o desconhecimento das ferramentas de produção (66%), a falta de tempo para se dedicar à produção (33%) e a incpacidade de se organizar para realizar essa tarefa (33%). Embora nossa amostra seja pequena, sabemos, pela nossa experiência, que ela é bastante representativa e representa bem o mercado de forma geral.

A adequação dos conteúdos ao público que prentendem atingir também é um ponto que a maioria considera que precisa ser melhorado (91%), seguido da organização e disciplina em relação à produção (75%) e desenvolvimento de mecanismos para avaliação do impacto de produção (66,7%).

Outras informações curiosas vindas da pesquisa: 33,3% usam o site institucional como ferramenta de comunicação e também usam as redes sociais para distribuir conteúdos. Nenhum deles avalia a comunicação digital atual como exce-lente, mas 75% a considera boa (faço o possível e reconheço que há pontos que podem ser aperfeiçoados) e 25% acha que está ruim (tenho muitas dificuldades em elaborar conteúdos, entender a dinâmica do digital e chegar ao público que preciso).

Dos participantes da pesquisa, 41% cuida pessoalmente da produção e 50% divide a tarefa com sócios e funcionários; 50% deles dedica entre 5 e 8 horas semanais à produção e 50% menos de três horas por semana.

Teremos uma nova turma do Workshop de Produção de Conteúdos para Mídias Digitais nos dias 21 e 28 de outubro. São dois encontros de quatro horas que acontecem aos sábados e uma consultoria de duas horas que acontece por Skype depois para que o participante possa tirar dúvidas e alinhar seu projeto de conteúdos. Mais informações e inscrições aqui:

Confira as impressões dos participantes da primeira turma:


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