Pequenas empresas apostando no conteúdo: S Simplesmente e Ateliê das Hortas

20 de novembro de 2016 | Sem categoria

atelie-das-hortas

Tem duas pequenas empresas mandando bem na área de conteúdo que tenho acompanhado há algum tempo. Em algum momento tive contato com elas, caí no mailing e venho recebendo os e-mails e acompanhando a movimentação. Uma é a S Simplesmente, uma empresa com a proposta de alimentação natural, outra é o Ateliê das Hortas, uma empresa que se propõe a ensinar a montar e cultivar hortas.

O que me chama atenção em ambas as empresas nesse meses de acompanhamento, em primeiro lugar, é a consistência e frequência da comunicação. Nenhuma das duas é exatamente ousada na produção de conteúdos, mas estão fazendo o que precisa ser feito para levar conteúdo informativo ao público que lhes interessa.

Vejamos a análise de cada uma delas separadamente:

Ateliê das Hortas

Eu recebo os comunicados por e-mail, mas dando uma olhada no site e nas redes eu percebo uma comunicação bastante consistente. O que chama atenção nos e-mails são as boas escolhas dos temas e a escolha dos títulos bem diretos (isso é extremamente importante na comunicação via e-mail marketing) como horta em pequenos espaços, como montar sua horta, mudas de babosa, entre outros assuntos. O canal do YouTube também é bem interessante e, apesar de pequenas falhas do ponto de vista técnico, o conteúdo é bastante interessante e cumpre a proposta do canal que é compartilhar conhecimento sobre o assunto.
O Facebook e o Instagram (@ateliedashortas) não têm nenhuma proposta inovadora de conteúdo e são focados no dia a dia do negócio.

Simplesmente
Também são consistentes na comunicação por e-mail. Recebo semanalmente os comunicados. Diferente do Ateliê das Hortas, os títulos não são tão chamativos. Ficam no básico como sugestão da semana ou chamada para alguma atividade que acontecerá na loja. Os conteúdos também me parecem mais focados nos produtos do que no estilo de vida que a marca propõe e o canal do YouTube parece não estar ainda muito estruturado. O Facebook e o Instagram (@simplesmente.co) também não trazem grandes surpresas.

ssimplesmente

O que dá para aprender com esses dois casos?
– É perfeitamente possível uma comunicação com base em conteúdo para pequenas e médias empresas;
– Percebe-se um envolvimento grande dos donos dos negócios no compartilhamento de informações e conteúdos.
– Regularidade e consistência na produção são palavras de ordem.

Veja também o caso do brechó Capricho à Toa.